Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Marcus Vinicius da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T21:02:16Zpt_BR
dc.date.available2025-10-03T21:02:16Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Emerson de Souza. Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM. Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira; 2022. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1584pt_BR
dc.description.abstractO estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados, conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa. Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula com estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectOndas sonoraspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAteliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAMpt_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Emerson de Souzapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples