| dc.contributor.advisor | Pereira, Marcus Vinicius da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T21:02:16Z | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-10-03T21:02:16Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | QUEIROZ, Emerson de Souza. Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM. Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira; 2022. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1584 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda
são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta
pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas
sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um
instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual
para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para
o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de
quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também
confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário
pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação
STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio
da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi
aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de
Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o
produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia
pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados,
conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa.
Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando
o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa
e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula
com estudantes. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
| dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Ondas sonoras | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM | pt_BR |
| dc.contributor.author | Queiroz, Emerson de Souza | pt_BR |
| dc.type | dissertação | pt_BR |