Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAnjos, Maylta Brandão dospt_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T20:01:44Zpt_BR
dc.date.available2025-10-03T20:01:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, André Luiz de Oliveira. "Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos ; 2021. 102p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do de Janeiro, Nilópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1583pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O documentário permite várias abordagens pedagógicas, e para essa pesquisa optamos por tratar da questão socioambiental na confluência com o ensino de ciências. Ressaltamos a importância do trabalho para promoção de uma reflexão ambiental de forma crítica, questionadora e com princípios humanitários que consideram o sujeito em seu mundo. Pretendemos que as reflexões suscitadas ultrapassem a dimensão ecológica e considere, também, os aspectos políticos, sociais e econômicos que envolvem as questões. Nesse sentido, se fez importante questionar o modo de produção e consumo, bem como as condições de trabalho e renda que, muitas vezes, ao invés de dignificar o ser humano, o tem exposto às situações de extrema pobreza, miséria, indigência e exclusão. Tal situação é observada na obra cinematográfica "Estamira". Por isso, o documentário será analisado à luz da educação ambiental crítica. As reflexões acerca do filme e do ensino de ciências ligados à educação ambiental e formação de professores em ação apresentaram resultados positivos no processo da transposição da linguagem interpretativa na sala de aula. Dessa maneira, produzimos, como produto educacional que marca esse estudo, além da própria proposta contida na dissertação, pequenos documentários com os alunos. Esses versam sobre a questão ambiental e a questão social. Pretendemos que ele sirva como instrumento educacional que possa ser utilizado nas escolas com os alunos do ensino médio. E que possa, ainda, inspirar e colaborar nas estratégias de ensino, formação de professores, no intuito de promover o debate e contribuir para a cidadania no seu aspecto crítico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.title"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, André Luiz de Oliveirapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples