| dc.contributor.advisor | Pereira, Grazielle Rodrigues | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-02T21:34:25Z | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-10-02T21:34:25Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | RESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1581 | |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na
educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e
Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano do ensino
fundamental. O produto educacional gerado a partir da pesquisa é uma cartilha com o
tema STEAM na Prática destinada a professores que busquem a divulgação da
perspectiva STEAM. Sob a perspectiva STEAM busca-se o desenvolvimento dos
estudantes frente às demandas atuais, um espaço interdisciplinar que tenha o estudante
como protagonista do processo de ensino aprendizagem. Para este desenvolvimento
entende-se que são importantes as contribuições de Vygotsky ao propor o
sociointeracionismo como meio para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A
pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da Prefeitura de
Niterói, a Escola Municipal João Brazil, os participantes da pesquisa foram 25 estudantes
do quinto ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa
utilizando as rodas de conversas para a coleta de dados. A análise de dados foi realizada
por meio das conversas de aprendizagens. Os resultados apontam que, por meio das
interações realizadas, a abordagem STEAM contribuiu para o processo de aprendizagem
de modo a estimular os estudantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da
criatividade e da curiosidade. Conclui-se que a abordagem STEAM por meio de um jogo,
tem potencial para trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de
alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos - Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem - Processo | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.title | A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.contributor.author | Resende, Arthur Fernandes de Lima Costa | pt_BR |
| dc.type | dissertação | pt_BR |