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dc.contributor.advisorPereira, Grazielle Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-10-02T21:34:25Zpt_BR
dc.date.available2025-10-02T21:34:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationRESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1581
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano do ensino fundamental. O produto educacional gerado a partir da pesquisa é uma cartilha com o tema STEAM na Prática destinada a professores que busquem a divulgação da perspectiva STEAM. Sob a perspectiva STEAM busca-se o desenvolvimento dos estudantes frente às demandas atuais, um espaço interdisciplinar que tenha o estudante como protagonista do processo de ensino aprendizagem. Para este desenvolvimento entende-se que são importantes as contribuições de Vygotsky ao propor o sociointeracionismo como meio para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da Prefeitura de Niterói, a Escola Municipal João Brazil, os participantes da pesquisa foram 25 estudantes do quinto ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa utilizando as rodas de conversas para a coleta de dados. A análise de dados foi realizada por meio das conversas de aprendizagens. Os resultados apontam que, por meio das interações realizadas, a abordagem STEAM contribuiu para o processo de aprendizagem de modo a estimular os estudantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da criatividade e da curiosidade. Conclui-se que a abordagem STEAM por meio de um jogo, tem potencial para trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectJogos educativos - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Processopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleA abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorResende, Arthur Fernandes de Lima Costapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


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