Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Giselle Rôças de Souzapt_BR
dc.contributor.advisorPereira, Marcus Viníciuspt_BR
dc.date.accessioned2025-09-30T22:35:49Z
dc.date.available2025-09-30T22:35:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBraga, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1575
dc.description.abstractRefletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na Educação Matemática é cada vez mais urgente como forma de luta e reivindicação dos direitos que historicamente foram negados aos sujeitos dessa modalidade de ensino. Tal reflexão se intensifica diante de um cenário pandêmico ocasionado pelo vírus SARS-COV-2, que afetou sobremaneira o atendimento dos estudantes, as relações de ensino e aprendizagem e intensificou desigualdades. Como forma de dinamizarmos ações de manutenção de vínculo e de reflexões sobre o momento no qual se estabeleceu a pesquisa, alimentamos um canal no YouTube com vídeos, protagonizados pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. A gênese do canal partiu das próprias estudantes, monitoras de matemática da Educação de Jovens e Adultos, como forma de propiciar a revisão de conteúdos matemáticos aos seus sujeitos em qualquer espaço e tempo, dado que muitos deles trabalham e não conseguiam frequentar a monitoria presencialmente, uma vez que ela ocorria, quando presencial, no contraturno das aulas noturnas. A partir do cenário pandêmico, e tendo o canal no YouTube como potente espaço para construção de conhecimentos matemáticos durante o ensino remoto, por meio da pesquisa, proporcionamos que os vídeos fossem protagonizados, numa perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por outros estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Diante disso, indagamo-nos: Como os conhecimentos matemáticos são construídos a partir da produção coletiva de vídeos, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias? Nesta pesquisa, as Performances Matemáticas Digitais são compreendidas como uso integrado das artes (performáticas) e das Tecnologias Digitais à Educação Matemática Crítica, através da produção de vídeos pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, imbuídos da pergunta diretriz da pesquisa, objetivamos investigar as relações entre os conhecimentos matemáticos e a produção de vídeos de matemática, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, estabelecidas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foram produzidas e analisadas quatro Performances Matemáticas Digitais com base nos aspectos teóricos da multimodalidade, do constructo seres-humanos-com-mídias e, principalmente, da Educação Matemática Crítica. O processo de produção das performances consistiu em um coletivo de estudantes, mídias e pandemia, realizado por meio da pesquisa ação, utilizando diferentes modos na construção do conhecimento matemático que se ancorou nas perspectivas críticas da Educação Matemática. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, sob a adoção de múltiplos procedimentos para a coleta de dados (diário de campo, relatórios, gravações em vídeo etc.), os dados foram analisados com interseções entre autores que propõem inspirações para análise de vídeos e Performances Matemáticas Digitais, em articulação direta com a Análise de Livre Interpretação. As quatro Performances Matemáticas Digitais produzidas foram dispostas em uma coleção de três livros (Caminhos da Matemática na EJA), cujo objetivo é viabilizar as reflexões oriundas da pesquisa a outros professores da Educação de Jovens e Adultos na audaciosa intenção de que fomentem outras ações e avancem nossas pesquisas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectPandemia, 2020pt_BR
dc.subjectVideotapes na educaçãopt_BR
dc.titleLuz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultospt_BR
dc.contributor.authorBraga, Eduardo dos Santos de Oliveira
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples