dc.identifier.citation | Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na Educação Matemática é cada vez mais urgente
como forma de luta e reivindicação dos direitos que historicamente foram negados aos sujeitos
dessa modalidade de ensino. Tal reflexão se intensifica diante de um cenário pandêmico
ocasionado pelo vírus SARS-COV-2, que afetou sobremaneira o atendimento dos estudantes,
as relações de ensino e aprendizagem e intensificou desigualdades. Como forma de
dinamizarmos ações de manutenção de vínculo e de reflexões sobre o momento no qual se
estabeleceu a pesquisa, alimentamos um canal no YouTube com vídeos, protagonizados pelos
sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. A gênese do canal partiu das próprias estudantes,
monitoras de matemática da Educação de Jovens e Adultos, como forma de propiciar a revisão
de conteúdos matemáticos aos seus sujeitos em qualquer espaço e tempo, dado que muitos deles
trabalham e não conseguiam frequentar a monitoria presencialmente, uma vez que ela ocorria,
quando presencial, no contraturno das aulas noturnas. A partir do cenário pandêmico, e tendo
o canal no YouTube como potente espaço para construção de conhecimentos matemáticos
durante o ensino remoto, por meio da pesquisa, proporcionamos que os vídeos fossem
protagonizados, numa perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por outros
estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Diante disso, indagamo-nos: Como os
conhecimentos matemáticos são construídos a partir da produção coletiva de vídeos, na
perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por estudantes da Educação de Jovens e
Adultos, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias? Nesta pesquisa, as
Performances Matemáticas Digitais são compreendidas como uso integrado das artes
(performáticas) e das Tecnologias Digitais à Educação Matemática Crítica, através da produção
de vídeos pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, imbuídos da pergunta
diretriz da pesquisa, objetivamos investigar as relações entre os conhecimentos matemáticos e
a produção de vídeos de matemática, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais,
estabelecidas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foram produzidas e
analisadas quatro Performances Matemáticas Digitais com base nos aspectos teóricos da
multimodalidade, do constructo seres-humanos-com-mídias e, principalmente, da Educação
Matemática Crítica. O processo de produção das performances consistiu em um coletivo de
estudantes, mídias e pandemia, realizado por meio da pesquisa ação, utilizando diferentes
modos na construção do conhecimento matemático que se ancorou nas perspectivas críticas da
Educação Matemática. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, sob a adoção de múltiplos
procedimentos para a coleta de dados (diário de campo, relatórios, gravações em vídeo etc.), os
dados foram analisados com interseções entre autores que propõem inspirações para análise de
vídeos e Performances Matemáticas Digitais, em articulação direta com a Análise de Livre
Interpretação. As quatro Performances Matemáticas Digitais produzidas foram dispostas em
uma coleção de três livros (Caminhos da Matemática na EJA), cujo objetivo é viabilizar as
reflexões oriundas da pesquisa a outros professores da Educação de Jovens e Adultos na
audaciosa intenção de que fomentem outras ações e avancem nossas pesquisas. | pt_BR |