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Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica

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Tassia Pimentel Rodrigo de Freitas - dissertação (1.091Mb)
Data
2022
Autor
Freitas, Tassia Pimentel Rodrigo de
Fonseca, Giselle Rôças de Souza
Metadata
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Resumo
Iniciar como docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seus desafios e esta pesquisa desenvolveu um programa de acolhimento de cunho institucional, legal e pedagógico para professores ingressantes em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Após identificar as necessidades para a criação de um piloto, desenvolvido no IFRJ-Campus Nilópolis, para um programa de acolhimento de professores, apresentado ao IFRJ, com apoio técnico de diferentes diretorias e setores específicos. O foco da pesquisa atual foi desenvolver o piloto do programa de acolhimento voltado para as atividades pedagógicas dos professores ingressantes, com enfoque nas demandas da educação profissional e tecnológica com olhar voltado à educação científica. A partir do piloto e das reflexões pôde-se sinalizar diretrizes que orientaram o programa de acolhimento de professores, configurando-se como o produto educacional da pesquisa. A pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: Como a implantação de um programa de acolhimento auxilia o professor ingressante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro a compreender as especificidades da educação profissional e tecnológica sob a luz da educação científica? A pesquisa assume o paradigma da pesquisa qualitativa e a metodologia mais adequada para esse trabalho é a pesquisa exploratória. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionários e entrevistas coletivas. Após a análise dos dados coletados a luz da Análise de Livre Interpretação, foi proposto um módulo pedagógico piloto do programa de acolhimento aplicado em professores voluntários. Concluiu-se que a implantação de um programa de acolhimento de cunho legal, institucional e pedagógico a professores que ingressam em um IF pela primeira vez contribui para auxiliar o professor iniciante a entender as especificidades da EPT. Espera-se que no futuro, os próximos docentes do IFRJ possam ter uma recepção mais afetiva e instrutiva no que tange as características da EPT (educação profissional e tecnológica), proporcionando-os um início de carreira mais motivacional.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1534
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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