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dc.date.accessioned2025-07-24T23:37:49Z
dc.date.available2025-07-24T23:37:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFREITAS, Tassia Pimentel Rodrigo de. Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1534
dc.description.abstractIniciar como docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seus desafios e esta pesquisa desenvolveu um programa de acolhimento de cunho institucional, legal e pedagógico para professores ingressantes em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Após identificar as necessidades para a criação de um piloto, desenvolvido no IFRJ-Campus Nilópolis, para um programa de acolhimento de professores, apresentado ao IFRJ, com apoio técnico de diferentes diretorias e setores específicos. O foco da pesquisa atual foi desenvolver o piloto do programa de acolhimento voltado para as atividades pedagógicas dos professores ingressantes, com enfoque nas demandas da educação profissional e tecnológica com olhar voltado à educação científica. A partir do piloto e das reflexões pôde-se sinalizar diretrizes que orientaram o programa de acolhimento de professores, configurando-se como o produto educacional da pesquisa. A pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: Como a implantação de um programa de acolhimento auxilia o professor ingressante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro a compreender as especificidades da educação profissional e tecnológica sob a luz da educação científica? A pesquisa assume o paradigma da pesquisa qualitativa e a metodologia mais adequada para esse trabalho é a pesquisa exploratória. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionários e entrevistas coletivas. Após a análise dos dados coletados a luz da Análise de Livre Interpretação, foi proposto um módulo pedagógico piloto do programa de acolhimento aplicado em professores voluntários. Concluiu-se que a implantação de um programa de acolhimento de cunho legal, institucional e pedagógico a professores que ingressam em um IF pela primeira vez contribui para auxiliar o professor iniciante a entender as especificidades da EPT. Espera-se que no futuro, os próximos docentes do IFRJ possam ter uma recepção mais afetiva e instrutiva no que tange as características da EPT (educação profissional e tecnológica), proporcionando-os um início de carreira mais motivacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação e Ciênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológicapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Tassia Pimentel Rodrigo de
dc.contributor.authorFonseca, Giselle Rôças de Souza
dc.typedissertaçãopt_BR


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