dc.date.accessioned | 2025-07-24T23:37:49Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T23:37:49Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Tassia Pimentel Rodrigo de. Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1534 | |
dc.description.abstract | Iniciar como docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seus
desafios e esta pesquisa desenvolveu um programa de acolhimento de cunho institucional,
legal e pedagógico para professores ingressantes em um Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia. Após identificar as necessidades para a criação de um piloto,
desenvolvido no IFRJ-Campus Nilópolis, para um programa de acolhimento de professores,
apresentado ao IFRJ, com apoio técnico de diferentes diretorias e setores específicos. O foco
da pesquisa atual foi desenvolver o piloto do programa de acolhimento voltado para as
atividades pedagógicas dos professores ingressantes, com enfoque nas demandas da
educação profissional e tecnológica com olhar voltado à educação científica. A partir do piloto
e das reflexões pôde-se sinalizar diretrizes que orientaram o programa de acolhimento de
professores, configurando-se como o produto educacional da pesquisa. A pergunta de
pesquisa que norteia este estudo é: Como a implantação de um programa de acolhimento
auxilia o professor ingressante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio de Janeiro a compreender as especificidades da educação profissional e tecnológica sob
a luz da educação científica? A pesquisa assume o paradigma da pesquisa qualitativa e a
metodologia mais adequada para esse trabalho é a pesquisa exploratória. Como
instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionários e entrevistas coletivas.
Após a análise dos dados coletados a luz da Análise de Livre Interpretação, foi proposto um
módulo pedagógico piloto do programa de acolhimento aplicado em professores voluntários.
Concluiu-se que a implantação de um programa de acolhimento de cunho legal, institucional
e pedagógico a professores que ingressam em um IF pela primeira vez contribui para auxiliar
o professor iniciante a entender as especificidades da EPT. Espera-se que no futuro, os
próximos docentes do IFRJ possam ter uma recepção mais afetiva e instrutiva no que tange
as características da EPT (educação profissional e tecnológica), proporcionando-os um início
de carreira mais motivacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação e Ciência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Tassia Pimentel Rodrigo de | |
dc.contributor.author | Fonseca, Giselle Rôças de Souza | |
dc.type | dissertação | pt_BR |