Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-07-24T22:24:50Z
dc.date.available2025-07-24T22:24:50Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBARCELLOS, Alexandre da Silva. Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1530
dc.description.abstractDiante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no setor de geração de energia solar fotovoltaica pode contribuir com a redução da dependência dos combustíveis fósseis e, ainda, viabilizar a abertura de empresas especializadas em implementação de projetos, criação de novas profissões e a conjunção para novos postos de trabalho. Nesse sentido, a difusão da cultura sobre energia solar, a capacitação de profissionais em diversos níveis de conhecimento e os incentivos para o desenvolvimento da indústria e comércio, são de extrema importância. Na tentativa de contribuir com processo de ensino e aprendizagem para a formação de profissionais qualificados para essa área, mais especificamente no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Montador de Sistemas Fotovoltaicos, este trabalho apresenta a construção da disciplina Fundamentos de Sistema Fotovoltaico, numa perspectiva metodológica baseada na metodologias ativa Peer Instruction (Instrução pelos Colegas – IpC), em que se utiliza um material didático experimental: “célula solar” construída com LED, aliando teoria e prática ao conteúdo do curso. A “célula solar” é um material didático instrucional em que se utilizam 12 LED e por meio de fácil montagem é possível obter de forma análoga o comportamento dos módulos comerciais quanto às variações nas posições em relação à direção dos raios de Sol e variações climáticas. Os materiais didáticos instrucionais associados à esta dissertação são dois livros, a saber: um livro direcionado para professores(as) e outro para alunos(as).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEnergia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectCélulas solarespt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleAplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicospt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Alexandre da Silva
dc.contributor.authorOliveira, Alexandre Lopes de
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples