• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Alexandre da Silova Barcellos - Dissertação (1.607Mb)
Data
2022
Autor
Barcellos, Alexandre da Silva
Oliveira, Alexandre Lopes de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no setor de geração de energia solar fotovoltaica pode contribuir com a redução da dependência dos combustíveis fósseis e, ainda, viabilizar a abertura de empresas especializadas em implementação de projetos, criação de novas profissões e a conjunção para novos postos de trabalho. Nesse sentido, a difusão da cultura sobre energia solar, a capacitação de profissionais em diversos níveis de conhecimento e os incentivos para o desenvolvimento da indústria e comércio, são de extrema importância. Na tentativa de contribuir com processo de ensino e aprendizagem para a formação de profissionais qualificados para essa área, mais especificamente no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Montador de Sistemas Fotovoltaicos, este trabalho apresenta a construção da disciplina Fundamentos de Sistema Fotovoltaico, numa perspectiva metodológica baseada na metodologias ativa Peer Instruction (Instrução pelos Colegas – IpC), em que se utiliza um material didático experimental: “célula solar” construída com LED, aliando teoria e prática ao conteúdo do curso. A “célula solar” é um material didático instrucional em que se utilizam 12 LED e por meio de fácil montagem é possível obter de forma análoga o comportamento dos módulos comerciais quanto às variações nas posições em relação à direção dos raios de Sol e variações climáticas. Os materiais didáticos instrucionais associados à esta dissertação são dois livros, a saber: um livro direcionado para professores(as) e outro para alunos(as).
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1530
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV