Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
Fecha
2022Autor
Barcellos, Alexandre da Silva
Oliveira, Alexandre Lopes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a
energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no
setor de geração de energia solar fotovoltaica pode contribuir com a redução da dependência
dos combustíveis fósseis e, ainda, viabilizar a abertura de empresas especializadas em
implementação de projetos, criação de novas profissões e a conjunção para novos postos de
trabalho. Nesse sentido, a difusão da cultura sobre energia solar, a capacitação de profissionais
em diversos níveis de conhecimento e os incentivos para o desenvolvimento da indústria e
comércio, são de extrema importância. Na tentativa de contribuir com processo de ensino e
aprendizagem para a formação de profissionais qualificados para essa área, mais
especificamente no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Montador de Sistemas
Fotovoltaicos, este trabalho apresenta a construção da disciplina Fundamentos de Sistema
Fotovoltaico, numa perspectiva metodológica baseada na metodologias ativa Peer Instruction
(Instrução pelos Colegas – IpC), em que se utiliza um material didático experimental: “célula
solar” construída com LED, aliando teoria e prática ao conteúdo do curso. A “célula solar” é
um material didático instrucional em que se utilizam 12 LED e por meio de fácil montagem é
possível obter de forma análoga o comportamento dos módulos comerciais quanto às variações
nas posições em relação à direção dos raios de Sol e variações climáticas. Os materiais didáticos
instrucionais associados à esta dissertação são dois livros, a saber: um livro direcionado para
professores(as) e outro para alunos(as).