• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de energia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Thumbnail
View/Open
Alexandre da Silova Barcellos - Dissertação (1.607Mb)
Date
2022
Author
Barcellos, Alexandre da Silva
Metadata
Show full item record
Abstract
Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no setor de geração de energia solar fotovoltaica pode contribuir com a redução da dependência dos combustíveis fósseis e, ainda, viabilizar a abertura de empresas especializadas em implementação de projetos, criação de novas profissões e a conjunção para novos postos de trabalho. Nesse sentido, a difusão da cultura sobre energia solar, a capacitação de profissionais em diversos níveis de conhecimento e os incentivos para o desenvolvimento da indústria e comércio, são de extrema importância. Na tentativa de contribuir com processo de ensino e aprendizagem para a formação de profissionais qualificados para essa área, mais especificamente no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Montador de Sistemas Fotovoltaicos, este trabalho apresenta a construção da disciplina Fundamentos de Sistema Fotovoltaico, numa perspectiva metodológica baseada na metodologias ativa Peer Instruction (Instrução pelos Colegas – IpC), em que se utiliza um material didático experimental: “célula solar” construída com LED, aliando teoria e prática ao conteúdo do curso. A “célula solar” é um material didático instrucional em que se utilizam 12 LED e por meio de fácil montagem é possível obter de forma análoga o comportamento dos módulos comerciais quanto às variações nas posições em relação à direção dos raios de Sol e variações climáticas. Os materiais didáticos instrucionais associados à esta dissertação são dois livros, a saber: um livro direcionado para professores(as) e outro para alunos(as).
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1530
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV