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dc.contributor.advisorAnjos, Maylta Brandão dospt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T22:40:44Z
dc.date.available2025-05-30T22:40:44Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda. Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1479
dc.description.abstractA presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de licenciaturas, poderão estar no futuro em sala de aula, aproveitando de alguma forma as experiências obtidas a partir da prática de mediação realizada em seus espaços não formais de ensino. Nessa perspectiva nos utilizamos de referenciais teóricos sobre Museus e Centros de Ciências e a prática de mediação como Marandino, McManus, Queiroz e Cazelli; assim como Tardif, Pimenta e Schön, para discutirmos sobre a formação de professores e a prática docente. Adotamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa sob a estratégia de estudo de caso, foram realizadas entrevistas com nove mediadores licenciados e licenciandos do Museu Ciência Vida, localizado no município de Duque de Caxias-RJ, na Baixada Fluminense. O procedimento de análise dos dados foi por meio da Análise de Livre Interpretação estabelecendo-se assim, interações entre as leituras e estudos sobre o tema com os dados coletados. Os resultados obtidos a partir das entrevistas mostraram que, mesmo com lacunas na articulação Universidade-Licenciatura-Museus, os mediadores conseguem observar determinadas contribuições da sua formação inicial para a prática de mediação. Além disso, a prática de mediação se agrega a formação inicial e se reflete por meio de contribuições para a prática docente e atuação em sala. A partir das falas percebe-se que os mediadores adaptam e aplicam conceitos voltados para os espaços formais que foram aprendidos em disciplinas pedagógicas e específicas em sua prática de mediação nos espaços não formais. Assim, para esses futuros professores, parte do saber docente é adquirida por meio das experiências obtidas ao longo da prática de mediação em Museus e Centros de Ciências. A partir dessas percepções levantadas pelos mediadores, não só em relação à carência na abordagem de temas como espaços não formais, Museus e Centros de Ciências e outros relacionados à divulgação científica, nas universidades e na formação inicial dos professores; mas também na percepção das contribuições da prática de medição para a prática docente, elaborou-se como Produto Educacional uma Revista Digital intitulada “Reflexões na Formação de Professores: as possibilidades dos Museus e Centros de Ciências”. O objetivo da revista é trazer reflexões, fomentar discussões e disponibilizar conteúdos relativos aos Museus e Centros de Ciências e as possibilidades de integrá-los à formação inicial de professores por meio de práticas educativas que se realizem em espaços não formais, propiciando contribuições para a prática dos futuros docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectCiências - Centros de estudopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleMuseus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vidapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Fernandes
dc.typedissertaçãopt_BR


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