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dc.contributor.advisorVieira, Valéria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T20:58:35Z
dc.date.available2025-05-28T20:58:35Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationAUGUSTINHO, Elisabeth.Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 164 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022..pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1470
dc.description.abstractA essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ofertada a pessoas que abandonaram os estudos ou que não tiveram a oportunidade de estudar na infância ou adolescência. Esses sujeitos retornam aos bancos escolares buscando a garantia de um direito que lhes foi negado anteriormente. Nesse contexto, a formação inicial de professores necessita contemplar a preparação do docente para atuar nessa modalidade, que deve ser adequada ao público ao qual se destina. Para tanto, o Ensino de Ciências deve primar pela popularização da ciência e do conhecimento científico, buscando desmistificar visões distorcidas e errôneas e inserindo na formação questões presentes no mundo atual. A partir dessas premissas, esta pesquisa buscou investigar como a preparação de docentes para o magistério na área de Ciências tem contemplado a Educação de Jovens e Adultos. Parte-se do pressuposto de que a formação de professores de Ciências carece de atualização e de propostas adequadas frente às demandas da atualidade, especialmente na Educação de Jovens e Adultos. O que se pretende é aprofundar os estudos nessa área e modalidade, bem como contribuir para a melhoria da formação docente. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, estruturada com base em revisão de literatura e em um estudo de caso, procedimentos que deram sustentação à análise proposta. Os autores foram cuidadosamente selecionados para fundamentar de forma coerente o presente trabalho. A escolha do IFRJ como local para o estudo de campo se deu por esta ser uma instituição de referência na oferta de cursos de formação de professores de Ciências. Para tratamento dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, por meio da categorização dos textos. Inicialmente, foi feita a análise documental de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Física e Química dos campi Duque de Caxias, Nilópolis e Volta Redonda. Na sequência, realizou-se a aplicação de questionário por meio de um formulário online para o levantamento de ações e lacunas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos na formação e na atuação docente. Levando em consideração a necessidade de incremento da formação inicial e continuada de professores na área das Ciências, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, foi elaborado, como produto educacional dessa pesquisa, um Curso de Formação em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na Aprendizagem Significativa, planejado e organizado em um padlet. Este produto foi avaliado e validado no grupo focal com professores de Ciências do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – IFRJ/ Curso de Manutenção e Suporte em Informática, dos campi Duque de Caxias e Nilópolis, e replicado com professores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências, Física e Química dos campi Duque de Caxias, Nilópolis e Volta Redonda, do IFRJ. Como requisito avaliativo, cada professor cursista elaborou mapas conceituais individuais ao longo da formação. A intenção é que o produto educacional seja amplamente compartilhado e, assim, venha a contribuir para o aperfeiçoamento docente em Ciências da Educação Básica para atuar na modalidade Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFormação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJpt_BR
dc.contributor.authorAugustinho, Elizabeth
dc.typeTesept_BR


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