dc.date.accessioned | 2025-05-08T00:56:55Z | |
dc.date.available | 2025-05-08T00:56:55Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Monique Rodrigues da. O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1421 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário
brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais,
refletindo acerca das representações geradas a partir desta linguagem artística. Este
foi o eixo principal para investigarmos características subjetivas que compõem a
formação sociocultural brasileira, e as diversas formas de imbricação destas
características, estão na construção das narrativas documentais. Destaca-se nesta
pesquisa a memória e a oralidade como elemento de maior análise. Consideramos
ainda, que o foco principal desta pesquisa, se dá a partir da obra de Eduardo Coutinho
(1933-2014), sobretudo o filme “O fim e o princípio” (2005). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject | oralidade | pt_BR |
dc.subject | Eduardo Coutinho | pt_BR |
dc.subject | cinema documentário | pt_BR |
dc.title | O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Monique Rodrigues da | |
dc.type | TCC | pt_BR |