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dc.date.accessioned2025-05-08T00:56:55Z
dc.date.available2025-05-08T00:56:55Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1421
dc.description.abstractNeste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais, refletindo acerca das representações geradas a partir desta linguagem artística. Este foi o eixo principal para investigarmos características subjetivas que compõem a formação sociocultural brasileira, e as diversas formas de imbricação destas características, estão na construção das narrativas documentais. Destaca-se nesta pesquisa a memória e a oralidade como elemento de maior análise. Consideramos ainda, que o foco principal desta pesquisa, se dá a partir da obra de Eduardo Coutinho (1933-2014), sobretudo o filme “O fim e o princípio” (2005).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectoralidadept_BR
dc.subjectEduardo Coutinhopt_BR
dc.subjectcinema documentáriopt_BR
dc.titleO Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Monique Rodrigues da
dc.typeTCCpt_BR


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