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dc.contributor.advisorCavalcanti, Juliana Veiga
dc.contributor.advisorSilva, Juliana Ribeiro Manhães da
dc.date.accessioned2025-04-03T15:48:48Z
dc.date.available2025-04-03T15:48:48Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPIFANO, Luana Dos Santos; ALVES, Mariana Dias. Atitudes de colaboração interprofissional durante a graduação em saúde de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/ Campus Realengo). 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1385
dc.description.abstractIntrodução: O Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE, 2002, p. 2) define a educação interprofissional (EIP) como: “a ocasião em que membros de duas ou mais profissões aprendem ‘com’, ‘sobre’ e ‘entre si’ para melhorar a colaboração e a qualidade dos serviços”. Objetivo: Analisar a presença de atitudes de colaboração interprofissional em estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) dos cursos de graduação de Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, realizado com 29 discentes do IFRJ CReal, a fim de mensurar a atitude em relação à colaboração interprofissional dos estudantes foi utilizada a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) aplicada no formato online via formulário na plataforma Google Forms®, os dados coletados foram analisados através do Microsoft Excel® e do programa estatístico Jamovi® versão 2.2.5. Resultados: A amostra foi composta na maioria por indivíduos do gênero feminino, na faixa etária dos 21 a 24 anos. Desse universo 58,62% participaram do PET-Saúde/Interprofissionalidade. O escore final obtido neste grupo variou entre 116 a 140 pontos, com média de 130,82, mediana 132, desvio padrão (DP) 6,167 e coeficiente de variação (CV) 0,047. Já a pontuação do grupo controle variou entre 119 e 139, com média de 127,5, mediana 126, DP 6,157 e CV 0,048. Conclusão: A participação no programa não se configurou como diferencial para a obtenção de pontuações mais elevadas na escala. Destaca-se a importância deste estudo como subsídio para futuras pesquisas sobre o tema e evidencia-se a necessidade de pesquisas que investiguem a associação entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e as atitudes de colaboração interprofissional com amostras mais representativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectEducação Interprofissionalpt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectAtitudes e Prática em Saúdept_BR
dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúdept_BR
dc.titleAtitudes de colaboração interprofissional durante a graduação em saúde de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/ Campus Realengo)pt_BR
dc.contributor.authorPifano, Luana Dos Santos
dc.contributor.authorAlves, Mariana Dias
dc.typeTCCpt_BR


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