dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Juliana Veiga | |
dc.contributor.advisor | Silva, Juliana Ribeiro Manhães da | |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T15:48:48Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T15:48:48Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | PIFANO, Luana Dos Santos; ALVES, Mariana Dias. Atitudes de colaboração interprofissional durante a graduação em saúde de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/ Campus Realengo). 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1385 | |
dc.description.abstract | Introdução: O Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE, 2002, p.
2) define a educação interprofissional (EIP) como: “a ocasião em que membros de
duas ou mais profissões aprendem ‘com’, ‘sobre’ e ‘entre si’ para melhorar a
colaboração e a qualidade dos serviços”. Objetivo: Analisar a presença de atitudes
de colaboração interprofissional em estudantes do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) dos cursos de graduação de
Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Metodologia: Trata-se de um estudo
descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, realizado com 29 discentes do
IFRJ CReal, a fim de mensurar a atitude em relação à colaboração interprofissional
dos estudantes foi utilizada a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à
Colaboração Interprofissional (EJARCI) aplicada no formato online via formulário na
plataforma Google Forms®, os dados coletados foram analisados através do
Microsoft Excel® e do programa estatístico Jamovi® versão 2.2.5. Resultados: A
amostra foi composta na maioria por indivíduos do gênero feminino, na faixa etária
dos 21 a 24 anos. Desse universo 58,62% participaram do
PET-Saúde/Interprofissionalidade. O escore final obtido neste grupo variou entre 116
a 140 pontos, com média de 130,82, mediana 132, desvio padrão (DP) 6,167 e
coeficiente de variação (CV) 0,047. Já a pontuação do grupo controle variou entre
119 e 139, com média de 127,5, mediana 126, DP 6,157 e CV 0,048. Conclusão: A
participação no programa não se configurou como diferencial para a obtenção de
pontuações mais elevadas na escala. Destaca-se a importância deste estudo como
subsídio para futuras pesquisas sobre o tema e evidencia-se a necessidade de
pesquisas que investiguem a associação entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e
as atitudes de colaboração interprofissional com amostras mais representativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Educação Interprofissional | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos | pt_BR |
dc.subject | Atitudes e Prática em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.title | Atitudes de colaboração interprofissional durante a graduação em saúde de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/ Campus Realengo) | pt_BR |
dc.contributor.author | Pifano, Luana Dos Santos | |
dc.contributor.author | Alves, Mariana Dias | |
dc.type | TCC | pt_BR |