Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Alexandre Lopes de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-03-23T21:05:17Z | |
| dc.date.available | 2025-03-23T21:05:17Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2024. 156 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1367 | |
| dc.description.abstract | Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação integral dos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Essas dimensões estão diretamente ligadas à criação de um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, que propõe estratégias educativas integradas aos processos sustentáveis de uso de recursos materiais e naturais, contribuindo para a promoção da emancipação sócio-intelectual do indivíduo. Os objetivos específicos da pesquisa incluem investigar dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas que envolvem o ensino da educação financeira; revelar as narrativas e experiências de vida dos estudantes participantes do estudo; desenvolver um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, utilizando a Teoria das Situações Didáticas como base metodológica. A Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada no estudo, permitiu por meio das etapas de análises preliminares, concepções e análises a priori, experimentação e análises a posteriori, confirmar a hipótese de que é possível abordar temáticas de educação financeira com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado, o estudo contribui para a produção de recursos didático-pedagógicos e estratégias emancipatórias de formação humana, focadas no uso consciente dos recursos financeiros, materiais e naturais disponíveis. Essa abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos sobre educação financeira, mas também promover uma reflexão crítica sobre o impacto das decisões financeiras e o uso sustentável dos recursos, de modo a preparar os estudantes para uma participação cidadã responsável na sociedade. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ, Campus Nilópolis | pt_BR |
| dc.subject | Educação financeira - Teses | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental - Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
| dc.subject | Didática - Teses | pt_BR |
| dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.contributor.author | Santos, Barbara Cristina Mathias dos | |
| dc.type | Tese | pt_BR |
