dc.contributor.advisor | Oliveira, Alexandre Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-23T21:05:17Z | |
dc.date.available | 2025-03-23T21:05:17Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2024. 156 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1367 | |
dc.description.abstract | Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para
os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões
didático-pedagógicas envolvidas na formação integral dos estudantes do Ensino
Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Essas dimensões estão
diretamente ligadas à criação de um Guia Didático de Educação Financeira Escolar
Sustentável, que propõe estratégias educativas integradas aos processos
sustentáveis de uso de recursos materiais e naturais, contribuindo para a promoção
da emancipação sócio-intelectual do indivíduo. Os objetivos específicos da pesquisa
incluem investigar dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas que envolvem o
ensino da educação financeira; revelar as narrativas e experiências de vida dos
estudantes participantes do estudo; desenvolver um Guia Didático de Educação
Financeira Escolar Sustentável, utilizando a Teoria das Situações Didáticas como
base metodológica. A Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada no
estudo, permitiu por meio das etapas de análises preliminares, concepções e análises
a priori, experimentação e análises a posteriori, confirmar a hipótese de que é possível
abordar temáticas de educação financeira com alunos dos anos iniciais do ensino
fundamental. Como resultado, o estudo contribui para a produção de recursos
didático-pedagógicos e estratégias emancipatórias de formação humana, focadas no
uso consciente dos recursos financeiros, materiais e naturais disponíveis. Essa
abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos sobre educação financeira,
mas também promover uma reflexão crítica sobre o impacto das decisões financeiras
e o uso sustentável dos recursos, de modo a preparar os estudantes para uma
participação cidadã responsável na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Nilópolis | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira - Teses | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Didática - Teses | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Barbara Cristina Mathias dos | |
dc.type | Tese | pt_BR |