Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Alexandre Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2025-03-23T21:05:17Z
dc.date.available2025-03-23T21:05:17Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2024. 156 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1367
dc.description.abstractEsta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação integral dos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Essas dimensões estão diretamente ligadas à criação de um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, que propõe estratégias educativas integradas aos processos sustentáveis de uso de recursos materiais e naturais, contribuindo para a promoção da emancipação sócio-intelectual do indivíduo. Os objetivos específicos da pesquisa incluem investigar dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas que envolvem o ensino da educação financeira; revelar as narrativas e experiências de vida dos estudantes participantes do estudo; desenvolver um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, utilizando a Teoria das Situações Didáticas como base metodológica. A Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada no estudo, permitiu por meio das etapas de análises preliminares, concepções e análises a priori, experimentação e análises a posteriori, confirmar a hipótese de que é possível abordar temáticas de educação financeira com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado, o estudo contribui para a produção de recursos didático-pedagógicos e estratégias emancipatórias de formação humana, focadas no uso consciente dos recursos financeiros, materiais e naturais disponíveis. Essa abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos sobre educação financeira, mas também promover uma reflexão crítica sobre o impacto das decisões financeiras e o uso sustentável dos recursos, de modo a preparar os estudantes para uma participação cidadã responsável na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectEducação financeira - Tesespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Duque de Caxias (RJ)pt_BR
dc.subjectDidática - Tesespt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Barbara Cristina Mathias dos
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples