• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental

Thumbnail
Ver/
Barbara Cristina Mathias dos Santos - Tese (6.868Mb)
Fecha
2024
Autor
Santos, Barbara Cristina Mathias dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação integral dos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Essas dimensões estão diretamente ligadas à criação de um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, que propõe estratégias educativas integradas aos processos sustentáveis de uso de recursos materiais e naturais, contribuindo para a promoção da emancipação sócio-intelectual do indivíduo. Os objetivos específicos da pesquisa incluem investigar dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas que envolvem o ensino da educação financeira; revelar as narrativas e experiências de vida dos estudantes participantes do estudo; desenvolver um Guia Didático de Educação Financeira Escolar Sustentável, utilizando a Teoria das Situações Didáticas como base metodológica. A Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada no estudo, permitiu por meio das etapas de análises preliminares, concepções e análises a priori, experimentação e análises a posteriori, confirmar a hipótese de que é possível abordar temáticas de educação financeira com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado, o estudo contribui para a produção de recursos didático-pedagógicos e estratégias emancipatórias de formação humana, focadas no uso consciente dos recursos financeiros, materiais e naturais disponíveis. Essa abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos sobre educação financeira, mas também promover uma reflexão crítica sobre o impacto das decisões financeiras e o uso sustentável dos recursos, de modo a preparar os estudantes para uma participação cidadã responsável na sociedade.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1367
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV