Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-03-23T18:16:33Z
dc.date.available2025-03-23T18:16:33Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de Castro. 2024. 136 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1365
dc.description.abstractNesta tese de doutorado analisamos de que forma o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se constituem como elementos fundamentais para a construção da Identidade docente do professor de química no IFRJ-Nilópolis, com a intenção de compreender de que forma a inserção supervisionada, dos licenciandos, no mundo do trabalho possibilita a sua significação da profissão docente. Para entender a constituição da Identidade docente realizamos entrevistas semiestruturadas com estagiários, residentes e professores supervisores, chamados nesta pesquisa de professores coformadores. As entrevistas foram transcritas e categorizadas a partir dos temas que demonstraram possuir mais relevância para a compreensão do objeto de pesquisa. As categorias criadas para a análise foram: o ser professor; atividade docente; política de incentivo à formação de professores; e formação docente. A discussão dos resultados mostrou não só que os professores coformadores pouco se reconhecem como responsáveis na formação dos estagiários/residentes, mas também evidenciou a necessidade da elaboração de uma proposta conceitual (complexo praxial) que reunisse os elementos teóricos relacionados à constituição identitária do futuro professor. Por isso, propomos uma abordagem teórica que explique esses elementos, a partir das relações professor formador-estagiário/residente-professor coformador, e que orienta o diálogo entre o coformador e o licenciando durante a supervisão no espaço escolar. Além disso, produzimos um ebook para que seja utilizado como material teórico no processo de supervisão e formação docente do futuro professor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectProfessores de química - Formaçãopt_BR
dc.titleA construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio do Estágio Supervisionadopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples