dc.date.accessioned | 2025-03-23T18:16:33Z | |
dc.date.available | 2025-03-23T18:16:33Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de Castro. 2024. 136 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1365 | |
dc.description.abstract | Nesta tese de doutorado analisamos de que forma o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se constituem como elementos fundamentais para a construção da Identidade docente do professor de química no IFRJ-Nilópolis, com a intenção de compreender de que forma a inserção supervisionada, dos licenciandos, no mundo do trabalho possibilita a sua significação da profissão docente. Para entender a constituição da Identidade docente realizamos entrevistas semiestruturadas com estagiários, residentes e professores supervisores, chamados nesta pesquisa de professores coformadores. As entrevistas foram transcritas e categorizadas a partir dos temas que demonstraram possuir mais relevância para a compreensão do objeto de pesquisa. As categorias criadas para a análise foram: o ser professor; atividade docente; política de incentivo à formação de professores; e formação docente. A discussão dos resultados
mostrou não só que os professores coformadores pouco se reconhecem como responsáveis na formação dos estagiários/residentes, mas também evidenciou a necessidade da elaboração de uma proposta conceitual (complexo praxial) que reunisse os elementos teóricos relacionados à constituição identitária do futuro professor. Por isso, propomos uma abordagem teórica que explique esses elementos, a partir das relações professor formador-estagiário/residente-professor coformador, e que orienta o diálogo entre o coformador e o licenciando durante a supervisão no espaço escolar. Além disso, produzimos um ebook para que seja utilizado como material teórico no processo de supervisão e formação docente do futuro professor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino (Estágio) | pt_BR |
dc.subject | Estágios | pt_BR |
dc.subject | Professores de química - Formação | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio do Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos | |
dc.type | Tese | pt_BR |