• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio do Estágio Supervisionado

Thumbnail
Ver/
Tese - Victor Hugo Paes de Magalhães dos Santos (1.013Mb)
Fecha
2024
Autor
Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Nesta tese de doutorado analisamos de que forma o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se constituem como elementos fundamentais para a construção da Identidade docente do professor de química no IFRJ-Nilópolis, com a intenção de compreender de que forma a inserção supervisionada, dos licenciandos, no mundo do trabalho possibilita a sua significação da profissão docente. Para entender a constituição da Identidade docente realizamos entrevistas semiestruturadas com estagiários, residentes e professores supervisores, chamados nesta pesquisa de professores coformadores. As entrevistas foram transcritas e categorizadas a partir dos temas que demonstraram possuir mais relevância para a compreensão do objeto de pesquisa. As categorias criadas para a análise foram: o ser professor; atividade docente; política de incentivo à formação de professores; e formação docente. A discussão dos resultados mostrou não só que os professores coformadores pouco se reconhecem como responsáveis na formação dos estagiários/residentes, mas também evidenciou a necessidade da elaboração de uma proposta conceitual (complexo praxial) que reunisse os elementos teóricos relacionados à constituição identitária do futuro professor. Por isso, propomos uma abordagem teórica que explique esses elementos, a partir das relações professor formador-estagiário/residente-professor coformador, e que orienta o diálogo entre o coformador e o licenciando durante a supervisão no espaço escolar. Além disso, produzimos um ebook para que seja utilizado como material teórico no processo de supervisão e formação docente do futuro professor.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1365
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV