Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-03-23T17:59:25Z
dc.date.available2025-03-23T17:59:25Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSIMÕES, Roberta. Pode menina aqui?: a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências. Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2024. 116 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1363
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para responder à pergunta “Como promover a comunicação científica entre estudantes do ensino médio, especialmente jovens mulheres, e incentivá-los a participar das discussões científicas na sociedade?”, nosso objetivo é compreender como os projetos desenvolvidos em um clube de ciências, que representam o processo educacional estudado na pesquisa, contribuem para essa comunicação. Esses projetos foram implementados em uma escola de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Como objetivos específicos, investigamos possibilidades e estratégias de difusão da cultura científica e ampliação da participação do público feminino na ciência, propomos e acompanhamos a implantação de um clube de ciências no ensino médio, promovemos práticas educativas por meio de discussões e reflexões sobre as desigualdades de gênero e a inserção da mulher na ciência e analisamos as contribuições destas práticas. A pesquisa pautada na abordagem qualitativa envolveu o diário de bordo para a coleta de dados e a Análise de Livre Interpretação (ALI) para a análise de resultados. Por meio da realização do estado da arte das produções sobre a comunicação científica em clubes de ciências com foco na inclusão feminina na ciência, identificamos uma baixa ocorrência de publicações no ensino médio direcionadas ao tema. A implementação dos projetos gerou um conjunto de atividades organizadas em quatro grupos de ações, que compreendem práticas investigativas, visitas técnicas, rodas de conversa e participação em eventos, segundo objetivos previamente estabelecidos. Como fonte de análise, foram descritas e analisadas atividades selecionadas em cada grupo. As atividades foram registradas em um portfólio digital, que se configura como um artefato para apresentação e divulgação das ações realizadas no processo educacional de implementação e consolidação do clube na escola. Concluímos que os clubes de ciências se constituem em espaços com potencial para o desenvolvimento de práticas realizadas na perspectiva da comunicação científica, que podem ser direcionadas para ampliar a participação e a inclusão das mulheres na ciência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectComunicação na ciênciapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectConhecimento científico - Difusãopt_BR
dc.titlePode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciênciaspt_BR
dc.contributor.authorSimões, Roberta
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples