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dc.contributor.advisorBomfim, Alexandre Maia dopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T20:53:21Z
dc.date.available2025-03-21T20:53:21Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationTRAJANO, Silvia Cristina de Souza. Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. 2024. 179 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1360
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções críticas da Educação Ambiental, favorecendo a (auto) formação docente, por meio da criação de um site, o AmbientAÇ@O, nosso Produto Educacional. Como justificativa, esta pesquisa surge de nossa inquietação como pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ao percebermos as dificuldades da escola para o desenvolvimento de uma consciência coletiva e Ambiental, partindo da formação continuada na modalidade da Educação a Distância. Uma resistência de alguns Educadores do campus institucional de trabalho, rompida pela pandemia do covid 19 em 2020, que favoreceu as atividades remotas e na sequência, oportunizou a organização de estudos para a (auto) formação, envolvendo as tecnologias. Como problema de pesquisa, questionamos: Como colaborar com a formação de professores e a performance do Educador contemporâneo, partindo de temas transversais de uma Educação Ambiental mais crítica, considerando os problemas reais e utilizando-se dos espaços e recursos disponíveis pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? Sinalizamos para o desenvolvimento de processos de formação que aproveitem melhor os recursos digitais e tecnológicos de informação e comunicação para o Ensino Médio e em destaque, para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica, onde a criação de espaços virtuais, com o fortalecimento de reflexões, organização do trabalho docente, discente e educativo, promova ideias em rede, fortalecendo o diálogo socioambiental para longo alcance geográfico. A metodologia utilizada para este fim é a pesquisa-ação Participante, articulada com a observação não estruturada, com aplicação da ficha de avaliação e validação ao Produto Educacional, com base em Rizzatti e Mendonça. Descrevemos as etapas do desenvolvimento da presente pesquisa, no próprio Produto Educacional, o consolidador das ações de estudo e demais produtos educacionais, elaborados no decorrer do doutorado, em conjunto com os sujeitos da pesquisa: Educadores, cursistas da especialização em docência, entre Educadores colaboradores que participaram ativamente desta pesquisa. Estas são algumas práticas que se articularam com a divulgação de problemas socioambientais, que provocaram os referidos sujeitos a ponto repensar metodologias ativas envolvendo tecnologias digitais, com vistas a (res) significar os problemas socioambientais, partindo da formação tendo como pano de fundo os temas Transversais da Educação Ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade socioambientalpt_BR
dc.titleFormação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambientalpt_BR
dc.contributor.authorTrajano, Silvia Cristina de Souzapt_BR
dc.typeTesept_BR


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