Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-03-21T13:49:04Z
dc.date.available2025-03-21T13:49:04Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationTAVEIROS, Elizabeth Martins Tavares. Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola. Orientador: Grazielle Rodrigues Pereira. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1340
dc.description.abstractA aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma oportunidade para alguns conhecerem esses espaços que são tão importantes para sua formação como cidadãos. Para que isso aconteça os professores precisam se apropriar desse conhecimento, por isso a formação nos Museus e Centros de Ciências para os professores que iniciam sua vida profissional torna-se útil e necessária, pois na maioria das vezes esses recém-formados logo ingressam no mercado de trabalho sem experiência e na maior parte dos casos só com o básico aprendido na sua formação inicial, e isso pode ser amedrontador. Diante do exposto, buscamos responder a seguinte questão: de que forma a utilização dos centros e museus de ciências podem contribuir para a formação inicial de professores da Formação de Professores em Nível Médio Normal? O objetivo dessa pesquisa é avaliar as contribuições de um programa formativo realizado pelo Espaço Ciência InterAtiva (ECI) para estudantes do último ano do Curso Normal/Magistério de uma escola da Baixada Fluminense. É uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e analisada participativamente, utilizamos questionários semiestruturados e a observação atenta do pesquisador. Para isso, foi criado um programa formativo para atender os alunos do último ano do Curso Normal de uma escola localizada na Baixada Fluminense, que envolveu cinco etapas, sendo elas, palestra inicial, itinerância na escola, visitação ao ECI, oficina realizada após a visitação e a criação de um guia para professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental contendo os planos de aulas produzido pelos participantes da pesquisa. Concluímos apresentando possibilidades para a formação inicial voltada para o Curso Normal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaço Ciência InterAtiva (ECI) - Campus Mesquita, IFRJpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Baixada Fluminensept_BR
dc.titleFormação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escolapt_BR
dc.contributor.authorTaveiros, Elizabeth Martins Tavares
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples