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dc.contributor.advisorAraujo, Fátima Cristina Alves de
dc.date.accessioned2025-02-17T18:32:12Z
dc.date.available2025-02-17T18:32:12Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationALMEIDA, Mágno Batista de. A confecção de uma cartilha sobre disfunção sensorial para pais, responsáveis e cuidadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) como cuidado do terapeuta ocupacional. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1310
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomete crianças em várias áreas significativas dentro do desenvolvimento social e também sensorial. A abordagem da parte sensorial é um grande marco para um desenvolvimento equilibrado, desta forma se promove um funcionamento harmônico e fluido na funcionalidade de todos os sentidos ao mesmo tempo. O indivíduo possui 7 sentidos sensoriais, sendo estes: Propriocepção, Vestibular, Tátil, Auditivo, Visual, Olfativo e Paladar , e em casos de alguma alteração sensorial, o terapeuta deve desenvolver uma dieta sensorial. Este tipo de dieta não está ligada à alimentação, mas sim aos sentidos, sendo uma estratégia de bastante utilidade para ajustar os sentidos corporal e manter funcionando de modo igualitário, sem haver nenhuma desregulação. Neste processo, a participação de pais, responsáveis e cuidadores fora do ambiente da terapia é fundamental. Contudo, é percebido que essas pessoas têm muitas dúvidas que podem interferir neste processo. As buscas em sites, redes e sociais permitem o contato com orientações sem base científicas. Além disso, alguns materiais não estão disponíveis de forma gratuita. Ainda há o caso de pessoas que conseguem acessar artigos científicos, contudo, a maioria está em outro idioma. Sendo assim, torna-se relevante a elaboração de materiais educativos com base científica para orientar pais, responsáveis e cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial. “Então, este trabalho tem como objetivo apresentar uma cartilha com orientações voltadas para esse grupo”. O processo de construção contou com buscas em bases de dados científicas e outros sites. E para apresentação, ela foi dividida da seguinte forma: questões sensoriais em crianças com TEA; ajudando crianças hipossensíveis e ajudando criançashipersensíveis. Em suma, a elaboração da cartilha pretendeu contribuir para um melhor cuidado às crianças com TEA e com disfunção sensorial, além de poder contribuir para o conhecimento de terapeutas ocupacionais. Sugere-se que mais materiais nesse sentido possam ser elaborados e compartilhados, especialmente nas redes sociais, para que pais, responsáveis e cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial possam ter suas dúvidas sanadas a partir de materiais gratuitos, elaborados a partir de fontes científicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectDieta Sensorialpt_BR
dc.subjectAcomodação Sensorialpt_BR
dc.subjectRegulação Sensorialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleA confecção de uma cartilha sobre disfunção sensorial para pais, responsáveis e cuidadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) como cuidado do terapeuta ocupacional.pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Mágno Batista de
dc.typeTCCpt_BR


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