dc.identifier.citation | ALMEIDA, Mágno Batista de. A confecção de uma cartilha sobre disfunção sensorial para pais, responsáveis e cuidadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) como cuidado do terapeuta ocupacional. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomete crianças em várias áreas significativas
dentro do desenvolvimento social e também sensorial. A abordagem da parte sensorial é
um grande marco para um desenvolvimento equilibrado, desta forma se promove um
funcionamento harmônico e fluido na funcionalidade de todos os sentidos ao mesmo
tempo. O indivíduo possui 7 sentidos sensoriais, sendo estes: Propriocepção, Vestibular,
Tátil, Auditivo, Visual, Olfativo e Paladar , e em casos de alguma alteração sensorial, o
terapeuta deve desenvolver uma dieta sensorial. Este tipo de dieta não está ligada à
alimentação, mas sim aos sentidos, sendo uma estratégia de bastante utilidade para
ajustar os sentidos corporal e manter funcionando de modo igualitário, sem haver nenhuma
desregulação. Neste processo, a participação de pais, responsáveis e cuidadores fora do
ambiente da terapia é fundamental. Contudo, é percebido que essas pessoas têm muitas
dúvidas que podem interferir neste processo. As buscas em sites, redes e sociais permitem
o contato com orientações sem base científicas. Além disso, alguns materiais não estão
disponíveis de forma gratuita. Ainda há o caso de pessoas que conseguem acessar artigos
científicos, contudo, a maioria está em outro idioma. Sendo assim, torna-se relevante a
elaboração de materiais educativos com base científica para orientar pais, responsáveis e
cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial. “Então, este trabalho tem como
objetivo apresentar uma cartilha com orientações voltadas para esse grupo”. O processo
de construção contou com buscas em bases de dados científicas e outros sites. E para
apresentação, ela foi dividida da seguinte forma: questões sensoriais em crianças com
TEA; ajudando crianças hipossensíveis e ajudando criançashipersensíveis. Em suma, a
elaboração da cartilha pretendeu contribuir para um melhor cuidado às crianças com TEA
e com disfunção sensorial, além de poder contribuir para o conhecimento de terapeutas
ocupacionais. Sugere-se que mais materiais nesse sentido possam ser elaborados e
compartilhados, especialmente nas redes sociais, para que pais, responsáveis e
cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial possam ter suas dúvidas sanadas
a partir de materiais gratuitos, elaborados a partir de fontes científicas. | pt_BR |