• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Trajetória de aprendizado em um estágio de Terapia Ocupacional num hospital de referência de traumatologia e ortopedia: relato de experiência

Thumbnail
View/Open
Juliana Zarzar de Araujo (512.9Kb)
Date
2023
Author
Araújo, Juliana Zarzar de
Metadata
Show full item record
Abstract
Introdução: O terapeuta ocupacional, no campo da reabilitação ortopédica e traumatológica, deve ter uma visão integrada do paciente, contribuindo para que ele possa explorar seus potenciais funcionais máximos, a fim de restaurar sua função, por meio da habilitação ou reabilitação quando ele apresentar disfunção ou incapacidade física. Doenças ou disfunções ortopédicas e traumatológicas podem causar impactos psicológicos, sociais, culturais e financeiros na vida de um indivíduo. O terapeuta ocupacional deve incluir uma avaliação minuciosa da condição física e do impacto das incapacidades ou deficiências na vida da pessoa. Objetivo: Relatar a trajetória de aprendizado de uma estagiária do curso de Terapia Ocupacional do IFRJ em um hospital especializado na área de reabilitação física. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência, de estágio curricular em Terapia Ocupacional num hospital especializado em traumatologia e ortopedia na cidade do Rio de Janeiro. Relato de experiência: o relato foi dividido em quatro partes que abordam a vivência prática nos seguintes setores: ambulatório de membro superior, centro de amputados, reabilitação de mão e enfermaria. Considerações finais: O estágio curricular supervisionado é um instrumento que promove a ligação entre a aprendizagem teórica e a aplicação prática, que aproxima os estudantes da atuação profissional. Essa experiência proporcionou intervenções em diversos setores, ampliando perspectivas e promovendo o desenvolvimento de um raciocínio profissional mais crítico-reflexivo em relação à Terapia Ocupacional, especialmente no contexto hospitalar e na reabilitação física.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1300
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV