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A importância da criação do vínculo terapêutico ocupacional no desempenho ocupacional dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão Integrativa de literatura.
dc.contributor.advisor | Gallo, Márcia Dolores Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T18:53:40Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T18:53:40Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jonathan Lira Ribeiro da. A importância da criação do vínculo Terapêutico ocupacional no desempenho Ocupacional dos cuidadores de crianças com Transtorno do espectro autista: uma revisão Integrativa de literatura. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1267 | |
dc.description.abstract | A relação terapeuta-paciente é essencial em diversas abordagens terapêuticas, sendo fundamental para promover um ambiente seguro, empático e colaborativo. No contexto terapêutico ocupacional, esta relação deve assumir um papel ímpar devido a abordagem centrada no paciente e à sua ênfase na participação ativa do indivíduo no processo terapêutico. A criação do vínculo terapêutico ocupacional entre o terapeuta ocupacional, a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus cuidadores, visa facilitar o desenvolvimento das habilidades adaptativas, o engajamento nas atividades significativas para as crianças bem como, fornece suporte emocional e orientações práticas para os cuidadores. O TEA impacta diretamente o desempenho ocupacional dos cuidadores, gerando sobrecarga através de demandas intensas de cuidados, afetando e alterando suas atividades cotidianas. Sendo assim, através do estabelecimento deste vínculo terapêutico, os terapeutas podem ajudar os cuidadores a reorganizarem seus cotidianos, através de estratégias para lidar com os desafios diários acarretados pelo Autismo, promovendo engajamento ocupacional em atividades significativas. A metodologia adotada para esta pesquisa foi a revisão de literatura integrativa com o objetivo de analisar os estudos já publicados que indicam alterações no cotidiano e mudanças no desempenho ocupacional dos cuidadores de crianças com TEA, gerando sobrecarga emocional, física e psicológica, especialmente em mulheres. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Vínculo Terapêutico Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Relação Terapeuta Paciente | pt_BR |
dc.title | A importância da criação do vínculo terapêutico ocupacional no desempenho ocupacional dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão Integrativa de literatura. | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jonathan Lira Ribeiro da | |
dc.type | TCC | pt_BR |