O cuidado interdisciplinar de crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência em um programa de intervenção remota
Fecha
2022Autor
Antunes, Giulia Santos
Silva, Júlia Cássia da Costa
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno permanente
de neurodesenvolvimento que pode acarretar implicações em múltiplas áreas do
desenvolvimento, considerando ainda o crescente diagnóstico no público infantil.
Com vistas a proporcionar o desenvolvimento integral de tais indivíduos,
apresenta-se a perspectiva da interdisciplinaridade, compreendida a partir das
múltiplas óticas em um processo de co-participação de saberes. No entanto, as
intervenções interdisciplinares majoritariamente não são acessíveis aos indivíduos
em vulnerabilidade social. Sensível a estas premissas, trata-se de um estudo
descritivo em modalidade de relato de experiência, com o objetivo de descrever a
experiência de duas discentes enquanto monitoras do setor de Terapia Ocupacional
realizado em uma instituição filantrópica, utilizando-se da telessaúde como
modalidade de intervenção possível, e ressaltando a importância do cuidado
interdisciplinar frente a esse público. O presente estudo apresenta relevância
enquanto alternativa passível de ser replicada em outros espaços e contextos.