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dc.contributor.advisorCavalcanti, Juliana Veiga
dc.date.accessioned2024-09-25T15:17:18Z
dc.date.available2024-09-25T15:17:18Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Taiane Maria Marino da. Mídias digitais como ferramenta de educação para o autocuidado referente aos agravos pós Covid-19 em uma unidade básica de saúde: relato de experiência. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1133
dc.description.abstractAs mídias digitais têm sido uma ferramenta importante para a disseminação de informações, a promoção da saúde e o autocuidado. O presente estudo trata-se de um relato de experiência da utilização de mídias digitais de uma unidade de saúde da cidade do Rio de Janeiro para levar o autocuidado relacionado aos agravos pós COVID-19, com o objetivo de promover a saúde e autocuidado, além de diminuir os impactos desses agravos. Mais da metade da população mundial sofre ou já sofreu com sintomas respiratórios, musculares, psicológicos e neurológicos, mesmo após 6 meses ou mais após o diagnóstico da doença COVID-19. Para a produção dos conteúdos, foi utilizado a plataforma online Canva, totalizando quatro publicações uma em formato MP4 e três em PNG, os formatos foram diferentes a fim de interagir com o público de formas diferentes. As publicações foram realizadas na página do instagram da referida unidade de saúde durante dois meses, com uma regularidade semanal ou quinzenal, além do feed todas as publicações também foram postadas nos stories. O vídeo foi publicado também na plataforma de REELS do instagram onde todos os usuários da rede tem acesso e visualizam. A fim de levar maior acessibilidade, todas as legendas continham audiodescrição para softwares. Observou-se através dos resultados que a utilização de contas comerciais no instagram, tem um alcance maior de contas, apesar disso as publicações alcançaram visibilidade e interação de seus seguidores levando assim informações sobre os agravos pós COVID-19, qualidade de vida, protocolos de exercícios e orientações para práticas diárias que poderiam ser realizadas a domicílio, além de uma intervenção prolonga pois se manterá na página da unidade para que novos seguidores também tenham acesso. O relato da experiência vivenciada mostrou que as mídias digitais podem ser um caminho para a promoção, educação e autocuidado em saúde. O mundo pós pandemia levou uma nova realidade para a população, principalmente para as pessoas que sofrem com COVID longo, dessa forma a utilização das mídias digitais para levar informações confiáveis é de grande significância na vida da população que tem acesso a internet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectPandemia do COVID-19pt_BR
dc.subjectVírus SARS-COV-2pt_BR
dc.subjectSíndrome pós- aguda de COVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID longopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.titleMídias digitais como ferramenta de educação para o autocuidado referente aos agravos pós Covid-19 em uma unidade básica de saúde: relato de experiência.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taiane Maria Marino da
dc.typeTCCpt_BR


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