dc.contributor.advisor | Camilo, Luciana Moisés | |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T13:39:13Z | |
dc.date.available | 2024-09-23T13:39:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MELO, Nathalia Cordeiro Correia de. Relação entre o uso de jogos eletrônicos e ansiedade e o papel do exercício físico sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes gamers. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1124 | |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Com o avanço tecnológico e o fenômeno da globalização muitos dos
hábitos de crianças e adolescentes têm sofrido modificações, principalmente nas
atividades de lazer. A infância moderna colabora para que novas formas de
entretenimento surjam substituindo algumas práticas de diversão antigas, a saber, os
jogos eletrônicos, smartphones e computadores. Esses novos nichos tem gerado uma
transição no processo de amadurecimento social, cognitivo e afetivo das crianças e
adolescentes. Os jogos digitais propriamente ditos podem apresentar algumas
repercussões negativas que podem afetar os desempenhos sociais e mentais dessa
população. O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais DSM-5 já
inclui o transtorno de jogo pela internet como uma condição de saúde mental e aponta
que o tempo de uso exorbitante na frente das telas pode ocasionar efeitos no sistema
cognitivo e comportamental. OBJETIVO: Esta revisão sistemática tem por objetivo
investigar se há relação entre ansiedade e jogos eletrônicos em crianças e
adolescentes que estão expostos a um grande período frente às telas e o papel do
exercício físico na saúde física e mental. METODOLOGIA: O estudo apresentado
trata-se de uma revisão sistemática baseada na metodologia PRISMA. Foram
realizadas buscas nas bases de dados das plataformas PubMed, BVS, Cochrane e
LILACS. RESULTADOS: Na primeira seleção foram identificados 149 resultados no
total, 44 estudos foram excluídos pois se encontravam em duplicatas, na segunda
triagem 105 artigos foram analisados pelos títulos e resumos, e 99 se encontraram
com títulos e resumos discordantes com a proposta. Sendo assim, seis artigos
atenderam aos critérios pré-estabelecidos. CONCLUSÃO: Em suma, de acordo com
os resultados, pode-se observar que existe uma relação de influência dos jogos
eletrônicos com a ansiedade. O exercício físico colabora de forma positiva na redução
de hábitos e consumo excessivo de meios eletrônicos, além de demonstrar ser um
agente potente no controle da ansiedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de jogos na Internet | pt_BR |
dc.subject | Vício por jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.title | Relação entre o uso de jogos eletrônicos e ansiedade e o papel do exercício físico sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes gamers. | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Nathalia Cordeiro Correia de | |
dc.type | TCC | pt_BR |