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dc.contributor.advisorCamilo, Luciana Moisés
dc.date.accessioned2024-09-23T13:39:13Z
dc.date.available2024-09-23T13:39:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMELO, Nathalia Cordeiro Correia de. Relação entre o uso de jogos eletrônicos e ansiedade e o papel do exercício físico sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes gamers. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1124
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Com o avanço tecnológico e o fenômeno da globalização muitos dos hábitos de crianças e adolescentes têm sofrido modificações, principalmente nas atividades de lazer. A infância moderna colabora para que novas formas de entretenimento surjam substituindo algumas práticas de diversão antigas, a saber, os jogos eletrônicos, smartphones e computadores. Esses novos nichos tem gerado uma transição no processo de amadurecimento social, cognitivo e afetivo das crianças e adolescentes. Os jogos digitais propriamente ditos podem apresentar algumas repercussões negativas que podem afetar os desempenhos sociais e mentais dessa população. O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais DSM-5 já inclui o transtorno de jogo pela internet como uma condição de saúde mental e aponta que o tempo de uso exorbitante na frente das telas pode ocasionar efeitos no sistema cognitivo e comportamental. OBJETIVO: Esta revisão sistemática tem por objetivo investigar se há relação entre ansiedade e jogos eletrônicos em crianças e adolescentes que estão expostos a um grande período frente às telas e o papel do exercício físico na saúde física e mental. METODOLOGIA: O estudo apresentado trata-se de uma revisão sistemática baseada na metodologia PRISMA. Foram realizadas buscas nas bases de dados das plataformas PubMed, BVS, Cochrane e LILACS. RESULTADOS: Na primeira seleção foram identificados 149 resultados no total, 44 estudos foram excluídos pois se encontravam em duplicatas, na segunda triagem 105 artigos foram analisados pelos títulos e resumos, e 99 se encontraram com títulos e resumos discordantes com a proposta. Sendo assim, seis artigos atenderam aos critérios pré-estabelecidos. CONCLUSÃO: Em suma, de acordo com os resultados, pode-se observar que existe uma relação de influência dos jogos eletrônicos com a ansiedade. O exercício físico colabora de forma positiva na redução de hábitos e consumo excessivo de meios eletrônicos, além de demonstrar ser um agente potente no controle da ansiedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectTranstorno de jogos na Internetpt_BR
dc.subjectVício por jogos eletrônicospt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.titleRelação entre o uso de jogos eletrônicos e ansiedade e o papel do exercício físico sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes gamers.pt_BR
dc.contributor.authorMelo, Nathalia Cordeiro Correia de
dc.typeTCCpt_BR


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