• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O impacto econômico-financeiro de investimentos em tecnologias educacionais pelas instituições privadas de ensino durante a pandemia de Coronavírus na cidade de Niterói

Thumbnail
Ver/
TCC LEILSON OLIVEIRA FERNANDES (3.033Mb)
Fecha
2022
Autor
Fernandes, Leilson Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No biênio 2020/2021, vivemos momentos difíceis devido à pandemia de Covid19. Dentre as medidas de segurança determinadas pelas autoridades, foi o isolamento social a que mais nos afetou, pois demandou a adaptação compulsória de inúmeras atividades para a manutenção dos serviços básicos, sendo a educação um deles. Este estudo tem o objetivo de identificar as ferramentas, recursos e esforços das instituições privadas de ensino da cidade de Niterói para proporcionar um ambiente seguro, tanto na oferta do ensino presencial quanto virtual. Um dos maiores desafios nesse sentido parece ter sido manter o planejamento pedagógico sem prejuízo ao aluno, além do impacto econômico-financeiro causado por essas adaptações. Adotouse a metodologia de pesquisa Survey do tipo descritiva, por meio de formulário eletrônico. Por meio de uma investigação quantitativa, foram inquiridos gestores de diferentes instituições, para assegurar conclusões hipoteticamente admissíveis. A cidade de Niterói possui em torno de 200 instituições de ensino básico do setor privado e especula-se que esse setor passe pelo pior momento de suas atividades, devido ao investimento inesperado em tecnologias educacionais e pela inadimplência de seus clientes. Além disso, o estudo indica a condição hipossuficiente das instituições para sua recuperação plena. Os melhores resultados foram alcançados pelas escolas que puderam investir em soluções tecnológicas, embora, em alguns casos, demissões tenham sido necessárias para a adequação dos custos operacionais. Outro aspecto relevante foi a quebra de paradigma da educação tradicional para uma educação conectada intermediada por tecnologias, sendo essa ruptura, provavelmente, definitiva.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1105
Colecciones
  • Ciências Sociais Aplicadas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV