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dc.contributor.advisorCâmara, Milla Benício Ribeiro de Almeida, orient.
dc.date.accessioned2024-09-19T14:32:03Z
dc.date.available2024-09-19T14:32:03Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFERNANDES, Leilson Oliveira. O impacto econômico-financeiro de investimentos em tecnologias educacionais pelas instituições privadas de ensino durante a pandemia de Coronavírus na cidade de Niterói. Orientadora: Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Serviços) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1105
dc.description.abstractNo biênio 2020/2021, vivemos momentos difíceis devido à pandemia de Covid19. Dentre as medidas de segurança determinadas pelas autoridades, foi o isolamento social a que mais nos afetou, pois demandou a adaptação compulsória de inúmeras atividades para a manutenção dos serviços básicos, sendo a educação um deles. Este estudo tem o objetivo de identificar as ferramentas, recursos e esforços das instituições privadas de ensino da cidade de Niterói para proporcionar um ambiente seguro, tanto na oferta do ensino presencial quanto virtual. Um dos maiores desafios nesse sentido parece ter sido manter o planejamento pedagógico sem prejuízo ao aluno, além do impacto econômico-financeiro causado por essas adaptações. Adotouse a metodologia de pesquisa Survey do tipo descritiva, por meio de formulário eletrônico. Por meio de uma investigação quantitativa, foram inquiridos gestores de diferentes instituições, para assegurar conclusões hipoteticamente admissíveis. A cidade de Niterói possui em torno de 200 instituições de ensino básico do setor privado e especula-se que esse setor passe pelo pior momento de suas atividades, devido ao investimento inesperado em tecnologias educacionais e pela inadimplência de seus clientes. Além disso, o estudo indica a condição hipossuficiente das instituições para sua recuperação plena. Os melhores resultados foram alcançados pelas escolas que puderam investir em soluções tecnológicas, embora, em alguns casos, demissões tenham sido necessárias para a adequação dos custos operacionais. Outro aspecto relevante foi a quebra de paradigma da educação tradicional para uma educação conectada intermediada por tecnologias, sendo essa ruptura, provavelmente, definitiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectImpactos econômico-financeirospt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.titleO impacto econômico-financeiro de investimentos em tecnologias educacionais pelas instituições privadas de ensino durante a pandemia de Coronavírus na cidade de Niteróipt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Leilson Oliveira
dc.typeTCCpt_BR


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