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O corpo na escola e a construção da imagem corporal.

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FABRICIO LIRA SANTOS - TCC PÓS (1).pdf (466.3Kb)
Data
2022-06
Autor
Santos, Fabrício Lira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No final da educação básica os alunos já possuem um conhecimento mais consolidado sobre corpo, seja a partir de um olhar biológico (os sistemas e suas funções no corpo), sobre a saúde (estilos e condições de vida), e também em uma perspectiva social (influências e padrões). Ainda assim, os alunos com suas diferentes formas de corpo, em seu processo de formação, e na transição para a idade adulta, sofrem muito com as influências da exposição massiva de um modelo de corpo que vem sendo vendida pelos meios de comunicação, já que a procura por esse corpo considerado ideal é estimulada incessantemente. Neste contexto, o problema pautado nesta pesquisa se evidencia no momento em que o indivíduo considera que seu corpo não se assemelha ao padrão estético disseminado e valorizado pela mídia. A pesquisa teve como objetivo analisar as influências dos padrões corporais construídos socialmente na avaliação do próprio corpo em alunos do ensino médio. Se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa, envolvendo alunos concluintes do ensino médio que alcançaram o maioridade. Para realizá-la, foi elaborado um questionário on-line e a análises das respostas se inspirou nas atitudes metodológicas propostas por Rosa Fischer (2003). Desse modo, foi possível identificar a existência de um padrão e de estímulos incessantes que levam a uma “corrida”, pautada por julgamentos e insatisfações, para se alcançar o modelo. Mesmo quando se percebe que se trata de uma corrida perdida, pois os mercados e os discursos hegemônicos sobre saúde e estética precisam que a corrida não cesse.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1076
Collections
  • Ciências da Saúde

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