• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O corpo na escola e a construção da imagem corporal.

Thumbnail
Ver/
FABRICIO LIRA SANTOS - TCC PÓS (1).pdf (466.3Kb)
Fecha
2022-06
Autor
Santos, Fabrício Lira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No final da educação básica os alunos já possuem um conhecimento mais consolidado sobre corpo, seja a partir de um olhar biológico (os sistemas e suas funções no corpo), sobre a saúde (estilos e condições de vida), e também em uma perspectiva social (influências e padrões). Ainda assim, os alunos com suas diferentes formas de corpo, em seu processo de formação, e na transição para a idade adulta, sofrem muito com as influências da exposição massiva de um modelo de corpo que vem sendo vendida pelos meios de comunicação, já que a procura por esse corpo considerado ideal é estimulada incessantemente. Neste contexto, o problema pautado nesta pesquisa se evidencia no momento em que o indivíduo considera que seu corpo não se assemelha ao padrão estético disseminado e valorizado pela mídia. A pesquisa teve como objetivo analisar as influências dos padrões corporais construídos socialmente na avaliação do próprio corpo em alunos do ensino médio. Se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa, envolvendo alunos concluintes do ensino médio que alcançaram o maioridade. Para realizá-la, foi elaborado um questionário on-line e a análises das respostas se inspirou nas atitudes metodológicas propostas por Rosa Fischer (2003). Desse modo, foi possível identificar a existência de um padrão e de estímulos incessantes que levam a uma “corrida”, pautada por julgamentos e insatisfações, para se alcançar o modelo. Mesmo quando se percebe que se trata de uma corrida perdida, pois os mercados e os discursos hegemônicos sobre saúde e estética precisam que a corrida não cesse.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1076
Colecciones
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV