Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-05T17:36:17Z
dc.date.available2024-09-05T17:36:17Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationCORRÊA, Thiago Nolasco. Escola e treinamento: a rotina dos alunos atletas no ambiente escolar. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 22f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1074
dc.description.abstractA seguinte pesquisa partiu da experiência vivida pelo autor como técnico de futsal e professor de Educação Física escolar e sua preocupação na formação cidadã de atletas com idade escolar. O seguinte texto tem como objetivo analisar a rotina esportiva e escolar de atletas bolsistas na perspectiva dos coordenadores pedagógicos e coordenadores de esportes das instituições educacionais, destacando as experiências positivas e negativas com esses alunos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, e buscou alcançar o objetivo através de entrevistas semi-estruturadas ao corpo docente de duas escolas particulares. A escolha das instituições foi feita pela curiosidade do autor em conhecer de perto a realidade de cada local, após escutar depoimentos de pessoas próximas. As duas escolas fazem parte de municípios diferentes do Estado do Rio de Janeiro, sendo uma na capital e outra no município de Duque de Caxias (RJ), ambas com forte nome no mercado. Seja pelo âmbito acadêmico, ou esportivo as duas fornecem bolsas de estudos para atletas em idade escolar e tem projetos esportivos bem definidos e estruturados. Compreende-se que nesta fase da vida o aluno passa por grandes mudanças tanto na sua formação cidadã, como na área afetiva e na sua estrutura corporal. Gostaria, assim, de ampliar o entendimento nesta relação escola e atletas, colocando a escola como responsável pela sua formação além de conscientizar de que mesmo com treinamento e competições devemos colocar a formação escolar como prioridade, pois não é preciso uma rotina de flexibilização para que ambos interajam e sim mostrar que os dois lados podem caminhar juntos na formação do aluno. Desta forma, podemos ter cada vez mais carreiras sólidas tanto no âmbito esportivo, quanto na área acadêmica. Diante deste contexto, concluise que há um tratamento diferenciado para os alunos que representam as instituições educacionais, levando-os a prejuízos acadêmicos ou ao abando do esporte ou dosestudos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEducação Física – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleEscola e treinamento: a rotina dos alunos atletas no ambiente escolar.pt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Thiago Nolasco
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples