Escola e treinamento: a rotina dos alunos atletas no ambiente escolar.
Abstract
A seguinte pesquisa partiu da experiência vivida pelo autor como técnico de futsal e professor
de Educação Física escolar e sua preocupação na formação cidadã de atletas com idade escolar.
O seguinte texto tem como objetivo analisar a rotina esportiva e escolar de atletas bolsistas na
perspectiva dos coordenadores pedagógicos e coordenadores de esportes das instituições
educacionais, destacando as experiências positivas e negativas com esses alunos. Esta pesquisa
é de caráter qualitativo, e buscou alcançar o objetivo através de entrevistas semi-estruturadas
ao corpo docente de duas escolas particulares. A escolha das instituições foi feita pela
curiosidade do autor em conhecer de perto a realidade de cada local, após escutar depoimentos
de pessoas próximas. As duas escolas fazem parte de municípios diferentes do Estado do Rio
de Janeiro, sendo uma na capital e outra no município de Duque de Caxias (RJ), ambas com
forte nome no mercado. Seja pelo âmbito acadêmico, ou esportivo as duas fornecem bolsas de
estudos para atletas em idade escolar e tem projetos esportivos bem definidos e estruturados.
Compreende-se que nesta fase da vida o aluno passa por grandes mudanças tanto na sua
formação cidadã, como na área afetiva e na sua estrutura corporal. Gostaria, assim, de ampliar
o entendimento nesta relação escola e atletas, colocando a escola como responsável pela sua
formação além de conscientizar de que mesmo com treinamento e competições devemos
colocar a formação escolar como prioridade, pois não é preciso uma rotina de flexibilização
para que ambos interajam e sim mostrar que os dois lados podem caminhar juntos na formação
do aluno. Desta forma, podemos ter cada vez mais carreiras sólidas tanto no âmbito esportivo,
quanto na área acadêmica. Diante deste contexto, concluise que há um tratamento diferenciado
para os alunos que representam as instituições educacionais, levando-os a prejuízos acadêmicos
ou ao abando do esporte ou dosestudos.