• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escola e treinamento: a rotina dos alunos atletas no ambiente escolar.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Thiago Nolasco Corrêa.pdf (211.0Kb)
Data
2018-07-06
Autor
Corrêa, Thiago Nolasco
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A seguinte pesquisa partiu da experiência vivida pelo autor como técnico de futsal e professor de Educação Física escolar e sua preocupação na formação cidadã de atletas com idade escolar. O seguinte texto tem como objetivo analisar a rotina esportiva e escolar de atletas bolsistas na perspectiva dos coordenadores pedagógicos e coordenadores de esportes das instituições educacionais, destacando as experiências positivas e negativas com esses alunos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, e buscou alcançar o objetivo através de entrevistas semi-estruturadas ao corpo docente de duas escolas particulares. A escolha das instituições foi feita pela curiosidade do autor em conhecer de perto a realidade de cada local, após escutar depoimentos de pessoas próximas. As duas escolas fazem parte de municípios diferentes do Estado do Rio de Janeiro, sendo uma na capital e outra no município de Duque de Caxias (RJ), ambas com forte nome no mercado. Seja pelo âmbito acadêmico, ou esportivo as duas fornecem bolsas de estudos para atletas em idade escolar e tem projetos esportivos bem definidos e estruturados. Compreende-se que nesta fase da vida o aluno passa por grandes mudanças tanto na sua formação cidadã, como na área afetiva e na sua estrutura corporal. Gostaria, assim, de ampliar o entendimento nesta relação escola e atletas, colocando a escola como responsável pela sua formação além de conscientizar de que mesmo com treinamento e competições devemos colocar a formação escolar como prioridade, pois não é preciso uma rotina de flexibilização para que ambos interajam e sim mostrar que os dois lados podem caminhar juntos na formação do aluno. Desta forma, podemos ter cada vez mais carreiras sólidas tanto no âmbito esportivo, quanto na área acadêmica. Diante deste contexto, concluise que há um tratamento diferenciado para os alunos que representam as instituições educacionais, levando-os a prejuízos acadêmicos ou ao abando do esporte ou dosestudos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1074
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV