Percepções dos alunos do Ensino Médio do CIEP Cora Coralina sobre a quadra esportiva.
Resumen
O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivvação dos alunos com as aulas práticas de Educação Física Escolar. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, objetivamos neste estudo, verificar a representação dos alunos do ensino médio sobre a quadra esportiva, onde se realizam as atividades de práticas corporais. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, teve suporte nos referenciais da Representação Social de Serge Moscovici e nas ideias de espaço/lugar de Yi-Fu Tuan. Os dados foram coletados através da técnica do grupo focal , com 12(doze) alunos, independentemente de gênero e que estivessem devidamente cursando o 3º ano do ensino médio em 2018. Para análise dos dados, seguimos o percursso metodológico da Análise de Conteúdo de Laurencce Bardin. A partir das análises, estabelecemos quatro categorias: Educação Física, Lazer, Conservação e Insegurança. Tais categorias nos levam a inferir que a quadra é associada ao ensino da disciplina, mas ao mesmo tempo é um lugar onde se estabelecem redes de sociabilidade e onde se vivencia o lazer dentro da escola. Entretanto, ao lado desses significados verificamos aspectos negativos associados à conservação e insegurança que podem estar contribuindo com o afastamento de parte dos alunos das aulas práticas.