dc.date.accessioned | 2024-09-04T14:17:57Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T14:17:57Z | |
dc.date.issued | 2018-07-06 | |
dc.identifier.citation | VIZEU, Hugo da Cruz Batista. Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 26f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1065 | |
dc.description.abstract | Diante do clima de insatisfação pela falta de polidez e de socialização, que assola o nosso
ambiente escolar de convívio e, principalmente, da violência dentro do ambiente escolar,
diversas atitudes acabam desencadeando um comportamento agressivo que desfavorece o
estudo e a aprendizagem. Cada vez mais vemos aumentar atitudes agressivas entre os alunos
em suas turmas ou entre outras turmas, atingindo funcionários da escola e os diversos
professores que atuam numa unidade escolar. Diante deste cenário este estudo tem o objetivo
de compreender, como se estabelecem as relações de violência e agressividade nas aulas de
educação física em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pretendendo então,
compreender como as aulas de educação física podem influenciar nas relações de violência e
agressividade através dos jogos. Esta é uma pesquisa qualitativa, pois propõe analisar de
forma descritiva os fenômenos que foram observados no cotidiano de uma escola,
acompanhando 5 (cinco) aulas com duração de 50 minutos, através de um diário de campo
numa escola pública municipal na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com a análise do
conteúdo foram identificadas três categorias de violência e agressividade: as verbais,
simbólicas e físicas. As agressões e ações desrespeitosas acabam induzindo os alunos a não
participarem de alguns jogos durante as aulas de educação física, isso porque alguns alunos
carregam para o jogo, as motivações de vencer a qualquer custo, nem que seja com o uso da
força ou no “grito”. Sendo assim, percebemos a grande importância de se trabalhar o respeito
e a cooperação, no sentido mais amplo, tendo o auxílio da estrutura e organização que o jogo
e demais conteúdos que a educação física oferece, a fim de buscar caminhos para combater e
minimizar correntes práticas nocivas à sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Educação física – Violência nos esportes | pt_BR |
dc.subject | Educação física – Estudo e ensino. | pt_BR |
dc.subject | Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vizeu, Hugo da Cruz Batista | |
dc.type | TCC | pt_BR |