Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-04T14:17:30Z
dc.date.available2024-09-04T14:17:30Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.identifier.citationMARTELOTE, Daniella de Carvalho Costa. O ensino do xadrez na Educação Física Escolar: uma revisão da literatura. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 38f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1064
dc.description.abstractO presente estudo se trata de uma revisão de literatura, tendo como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre como o xadrez tem sido desenvolvido na Educação Física escolar a fim de verificar se e como estes temas são abordados na perspectiva dos estudos acadêmicos. Além disso, pretende-se compreender como os professores de Educação Física vêm desenvolvendo a prática do jogo de xadrez nas escolas brasileiras e identificar a quantidade de estudos que foram desenvolvidos na temática do xadrez no contexto da Educação Física escolar. Visto isso, no processo metodológico, foram realizadas buscas na plataforma Scientific Electronic Library Online – Scielo (busca 1) e no repositório Periódico CAPES (busca 2). A combinação das palavras chaves, “educação física” AND “xadrez” foi realizada nas duas buscas. Após o processo virtual automático, da plataforma Scielo e do repositório Periódico CAPES, de seleção e eliminação das pesquisas, assim como a leitura dos resumos para verificar o enquadramento nos critérios de inclusão e exclusão, no total da busca 1 foram encontrados três (03) estudos e na busca 2 trinta (30) estudos, totalizando assim trinta e três (33) estudos encontrados. Desses trinta e três estudos (33), vinte e nove (29) eram artigos diferentes e quatro (04) artigos repetidos. Do total dos vinte e nove estudos iniciais, vinte e sete (27) deles foram desconsiderados, pois não se aproximavam da temática que será discutida no presente trabalho e apenas dois (02) se enquadravam no critério de inclusão. Verificaram-se apenas dois artigos que contemplavam intervenção com uso do xadrez como conteúdo nas aulas de Educação Física. Pôde-se identificar que há professores comprometidos com seu planejamento, porém também foi apontado que há necessidade de maior compreensão do alcance do xadrez como potencial pedagógico. Isso dá indícios de que há necessidade de compreender, especificamente nas aulas de Educação Física escolar como o xadrez pode ser desenvolvido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectJogos - Xadrezpt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleO ensino do xadrez na Educação Física Escolar: uma revisão da literatura.pt_BR
dc.contributor.authorMartelote, Daniella de Carvalho Costa
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples