O poder (social) do corpo atuante nas aulas de Educação Física.
Abstract
O homem contemporâneo vem sendo moldado de acordo com um estilo acrítico e dentro de um cenário em que a determinação de papéis sociais é estabelecida pelos poderes dominantes da sociedade. Dessa maneira, como é possível romper essa lógica e transformar os sujeitos em indivíduos mais autônomos, críticos e conscientes? A Educação Física, através do material didático utilizado, pode servir como meio de intervenção, investigando as relações de poder do corpo estabelecidas durante as aulas. A pesquisa apresentada neste trabalho foi realizada em uma escola particular do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, com adolescentes que cursam o 9º ano do ensino fundamental. Teve como fundamentação metodológica a pesquisa-ação e a observação participativa, uma metodologia alternativa sedimentada em uma avaliação qualitativa das manifestações sociais e comprometida com intervenções que contemplam o autodiagnóstico. Para esse fim, foram realizadas discussões acerca do tema “corpo”, com o objetivo de desenvolver uma tomada de consciência dos alunos e de produção de conhecimentos além da sala de aula.