Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-04T14:15:43Z
dc.date.available2024-09-04T14:15:43Z
dc.date.issued2018-12-05
dc.identifier.citationFERREIRA, Bethânia Ribeiro Ferreira. O poder (social) do corpo atuante nas aulas de Educação Física. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 24f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1061
dc.description.abstractO homem contemporâneo vem sendo moldado de acordo com um estilo acrítico e dentro de um cenário em que a determinação de papéis sociais é estabelecida pelos poderes dominantes da sociedade. Dessa maneira, como é possível romper essa lógica e transformar os sujeitos em indivíduos mais autônomos, críticos e conscientes? A Educação Física, através do material didático utilizado, pode servir como meio de intervenção, investigando as relações de poder do corpo estabelecidas durante as aulas. A pesquisa apresentada neste trabalho foi realizada em uma escola particular do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, com adolescentes que cursam o 9º ano do ensino fundamental. Teve como fundamentação metodológica a pesquisa-ação e a observação participativa, uma metodologia alternativa sedimentada em uma avaliação qualitativa das manifestações sociais e comprometida com intervenções que contemplam o autodiagnóstico. Para esse fim, foram realizadas discussões acerca do tema “corpo”, com o objetivo de desenvolver uma tomada de consciência dos alunos e de produção de conhecimentos além da sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectCorpo e mentept_BR
dc.subjectEducação Física - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação Física - Sexopt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleO poder (social) do corpo atuante nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Bethânia Ribeiro
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples