Formação do fisioterapeuta para a atenção primária à saúde: uma revisão integrativa.
Abstract
A atenção primária à saúde (APS) é a porta de entrada para o SUS e envolve um
compilado de ações de promoção à saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico,
tratamento e reabilitação. O fisioterapeuta, como parte da equipe que atua dentro da
APS, necessita de uma formação profissional para o SUS e que contemple a sua
atuação neste contexto. Nesta perspectiva, este estudo se desenvolve a partir da
necessidade de conhecer, através de uma revisão integrativa, o estado da arte das
produções de conhecimento dos estudantes e docentes do curso de fisioterapia no
Brasil, na perspectiva de vivências dos estudantes na formação para a atenção primária
à saúde (APS). A metodologia utilizada para realização deste estudo foi qualitativa, por
meio de uma revisão integrativa da literatura acerca do tema, dos últimos dez anos, ou
seja, de 2013 a 2023. Nos artigos encontrados e analisados, obtivemos para discussão
estudos que abrangiam a formação e produção de conhecimentos durante a formação
acadêmica em fisioterapia voltada para a APS, no contexto de diversos cenários, como
os currículos da graduação, o reflexo na formação a partir das prática no estágio
obrigatório na APS, a importância e a vivência das políticas indutoras de formação
superior em saúde na fisioterapia, os projetos de extensão realizados para tal objetivo
e a interprofissionalidade, como disparadora do trabalho em equipe e do
desenvolvimento de competências para o SUS. Com base nesses resultados, pode-se
concluir que os estudos apontam diversos avanços a respeito de uma produção de
conhecimentos voltada para a APS nestes últimos dez anos, porém ainda se faz
necessário estratégias, ferramentas e caminhos para que haja descentralização de um
processo formativo em fisioterapia que visa de forma majoritária a atenção secundária
e terciária.