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Formação do fisioterapeuta para a atenção primária à saúde: uma revisão integrativa.

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Débora da Silva Almeida (1.138Mb)
Data
2023
Autor
Almeida, Débora da Silva
Metadata
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Resumo
A atenção primária à saúde (APS) é a porta de entrada para o SUS e envolve um compilado de ações de promoção à saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O fisioterapeuta, como parte da equipe que atua dentro da APS, necessita de uma formação profissional para o SUS e que contemple a sua atuação neste contexto. Nesta perspectiva, este estudo se desenvolve a partir da necessidade de conhecer, através de uma revisão integrativa, o estado da arte das produções de conhecimento dos estudantes e docentes do curso de fisioterapia no Brasil, na perspectiva de vivências dos estudantes na formação para a atenção primária à saúde (APS). A metodologia utilizada para realização deste estudo foi qualitativa, por meio de uma revisão integrativa da literatura acerca do tema, dos últimos dez anos, ou seja, de 2013 a 2023. Nos artigos encontrados e analisados, obtivemos para discussão estudos que abrangiam a formação e produção de conhecimentos durante a formação acadêmica em fisioterapia voltada para a APS, no contexto de diversos cenários, como os currículos da graduação, o reflexo na formação a partir das prática no estágio obrigatório na APS, a importância e a vivência das políticas indutoras de formação superior em saúde na fisioterapia, os projetos de extensão realizados para tal objetivo e a interprofissionalidade, como disparadora do trabalho em equipe e do desenvolvimento de competências para o SUS. Com base nesses resultados, pode-se concluir que os estudos apontam diversos avanços a respeito de uma produção de conhecimentos voltada para a APS nestes últimos dez anos, porém ainda se faz necessário estratégias, ferramentas e caminhos para que haja descentralização de um processo formativo em fisioterapia que visa de forma majoritária a atenção secundária e terciária.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1001
Collections
  • Ciências da Saúde

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