Educação Ambiental na EJA: um estudo de caso na rede municipal de São Pedro da Aldeia
Abstract
Esta pesquisa investigou como os temas inerentes à Educação Ambiental (EA)
têm sido abordados nas séries do segundo segmento do ensino fundamental, na
modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede municipal de
um bairro periférico de São Pedro da Aldeia. Através da metodologia da História Oral,
com entrevistas semi estruturadas, realizadas com professores, alunos e supervisores
busquei traçar reflexões sobre a interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Inicio este
trabalho buscando trazer um levantamento da história da EA, seus marcos internacionais
de fundação e como o campo de estudo se desenvolveu no país. Partindo do pressuposto
de que sua práxis deve ser aplicada à sociedade como um todo, busco compreender o
surgimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e quais as suas particularidades
diante de todo cenário educacional. O desenvolvimento da pesquisa se justifica pelos
desafios de abordar uma Educação Ambiental Crítica no cotidiano, ainda mais em relação
do alunado da EJA que possui uma diversidade de vivências e experimentações ao longo
de suas trajetórias que devem ser consideradas. Nesse sentido, a EA na EJA é uma
ferramenta para construção de novos valores e atitudes para esses atores sociais no que
diz respeito à temática ambiental.