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Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
| dc.date.accessioned | 2024-04-26T18:46:05Z | |
| dc.date.available | 2024-04-26T18:46:05Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.citation | LISBÔA, C. C. A. Ensino de ciências e prática pedagógica: A avaliação da aprendizagem no IFRJ. 2023.173 f. Tese (Doutorado profissional em ensino de ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/787 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica no que se refere à questão da avaliação, buscando levantar as experiências presentes na instituição e os desafios que precisam ser enfrentados. Como objetivos específicos foram listados três: identificar e analisar os direcionamentos e as lacunas relacionados à prática pedagógica no que se referem à avaliação nos documentos institucionais e na literatura; identificar na formação e atuação dos professores dos cursos de licenciatura em física e química experiências e lacunas relacionadas à prática pedagógica no que se refere à avaliação; e elaborar um glossário pedagógico-científico, no formato de e-book, abordando a temática da prática pedagógica com ênfase na avaliação. Partiu-se do pressuposto de que há lacunas na formação de professores a respeito da avaliação, fragilidades nos documentos institucionais norteadores e práticas pedagógicas conservadoras. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa estruturada com base em uma revisão de literatura, com recorte temporal dos últimos dez anos, análise dos documentos norteadores dos cursos de ciências naturais do IFRJ e aplicação de dois questionários aos professores que lecionam nos cursos em questão. Os resultados apontaram que há pouco espaço destinado à avaliação da aprendizagem nos documentos institucionais e nas pesquisas recentes; que existe uma divergência entre discurso e prática, no sentido de as pesquisas e os professores compreenderem ser a avaliação formativa a mais adequada para um ensino que garanta a formação integral do estudante, mas ainda permanecerem no cotidiano das instituições de ensino com práticas apoiadas majoritariamente na concepção somativa de avaliação; a formação deficitária sobre o tema também foi identificada e a prova foi percebida como instrumento avaliativo de destaque. Como a pesquisa compreendeu o período da pandemia da Covid-19 (2020-2023), houve questionamentos sobre a prática avaliativa durante o ensino remoto, o que resultou em dados que indicaram alterações significativas durante este período, mas que não permaneceram, em sua totalidade, no retorno ao ensino presencial. Os dados foram analisados sob o referencial teórico de autores como Freire (2014), Nóvoa (2015), D’Ávila e Ferreira (2018), Franco (2016), Delizoicov (2016); Luckesi (2008), Perrenoud (2000), Chassot (2004), Esteban (2003), dentre outros. A partir da pesquisa realizada, foi elaborado um Produto Educacional visando contribuir para o enfrentamento das problemáticas identificadas. O produto intitulado “Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem” foi confeccionado em formato de e-book, sendo composto de verbetes relacionados à avaliação da aprendizagem e conta com um artefato para complementá-lo: o podcast “Avaliando a avaliação”, que é composto por episódios que abordam alguns verbetes selecionados a partir da pesquisa. Espera-se que o Produto seja uma fonte de embasamento para prática pedagógica dos professores que atuam na formação inicial, a partir da explicação dos termos que constituem seu conteúdo, sendo também relevante material de ensino para utilização com os licenciandos. A pesquisa demonstra a necessidade de mais estudos dedicados ao tema a fim de proporcionar a continuidade de discussões que mobilizem a reflexão sobre a importância de uma avaliação inclusiva e crítica no ensino de ciências naturais. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
| dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em química | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em física | pt_BR |
| dc.title | Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade | |
| dc.contributor.author | ||
| dc.type | Tese | pt_BR |
