Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica
Resumo
A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ao primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nesses escritos procuramos entender a leitura como um lugar de produção de sentidos e a escrita em uma perspectiva de autoria. Consideramos como aporte teórico-metodológico os fundamentos da Análise de Discurso de vertente francesa, mais especificamente, os estudos sobre a linguagem desenvolvidos por Eni Orlandi no Brasil. As atividades foram realizadas com alunos do terceiro, quarto e quinto ano de uma escola pública do município de Duque de Caxias, RJ. Foram trabalhados alguns temas que envolveram questões sociocientíficas. A partir das discussões, analisamos as produções dos alunos utilizando um dispositivo analítico desenvolvido
pela pesquisadora supracitada que se propõe em três etapas: constituição, descrição e interpretação do corpus discursivo. Tecemos alguns gestos de interpretação baseados na AD destacando: as formas de
repetição, a memória discursiva, o interdiscurso, os deslocamentos de sentidos, relação entre o dito e o não dito, mecanismo de antecipação, a paráfrase e a polissemia. Concluímos que os alunos, em sua maioria,
utilizaram a repetição histórica dando lugar à constituição de autoria. Desta forma, houve contribuição da pesquisa ao problematizar as relações entre as formas de repetição que possibilitam os alunos durante as aulas de Ciências a constituírem-se enquanto autores. Considerando os dados de análise, foi elaborado como produto educacional um e-book com orientações que possam auxiliar o professor de Ciências e outras
disciplinas na compreensão e interpretação de textos de alunos com o propósito de despertar a produção de diferentes sentidos e estimular a autoria por parte dos discentes.