• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica

Thumbnail
View/Open
Françoaria Correa dos Santos - Dissertação.pdf (3.389Mb)
Date
2023
Author
Santos, Françoaria Correa dos
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ao primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nesses escritos procuramos entender a leitura como um lugar de produção de sentidos e a escrita em uma perspectiva de autoria. Consideramos como aporte teórico-metodológico os fundamentos da Análise de Discurso de vertente francesa, mais especificamente, os estudos sobre a linguagem desenvolvidos por Eni Orlandi no Brasil. As atividades foram realizadas com alunos do terceiro, quarto e quinto ano de uma escola pública do município de Duque de Caxias, RJ. Foram trabalhados alguns temas que envolveram questões sociocientíficas. A partir das discussões, analisamos as produções dos alunos utilizando um dispositivo analítico desenvolvido pela pesquisadora supracitada que se propõe em três etapas: constituição, descrição e interpretação do corpus discursivo. Tecemos alguns gestos de interpretação baseados na AD destacando: as formas de repetição, a memória discursiva, o interdiscurso, os deslocamentos de sentidos, relação entre o dito e o não dito, mecanismo de antecipação, a paráfrase e a polissemia. Concluímos que os alunos, em sua maioria, utilizaram a repetição histórica dando lugar à constituição de autoria. Desta forma, houve contribuição da pesquisa ao problematizar as relações entre as formas de repetição que possibilitam os alunos durante as aulas de Ciências a constituírem-se enquanto autores. Considerando os dados de análise, foi elaborado como produto educacional um e-book com orientações que possam auxiliar o professor de Ciências e outras disciplinas na compreensão e interpretação de textos de alunos com o propósito de despertar a produção de diferentes sentidos e estimular a autoria por parte dos discentes.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/759
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV