Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado.
Resumen
O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção
de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola
militar, bem como compreender a prática docente e a importância desse processo
formativo ser elaborado dentro da própria instituição escolar, visando à reflexão sobre
as ações que influenciam diretamente no processo de ensino. Esta pesquisa justifica-
-se porque a instituição escolhida para o desenvolvimento e a aplicação dessa
proposta não apresenta ações que promovam a formação continuada de professores.
O referencial teórico compõe áreas, tais como, para formação de professores com os
autores Nóvoa (1992), Tardif (2014), Schon (2010) e Pimenta (2002) para refletir
dobre a prática docente, na área do ensino de ciências contribuem Carvalho (2013) e
Delizoicov (2018). Para referendar a pesquisa-participante, Brandão (2006,), para
pensar sobre a área de tecnologia e Metodologias ativas a autora Kenski (2003),
Cursino (2019) e Moran (2017). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com base
lógica de investigação e pautada no método dialético, sob concepção dinâmica da
realidade e relações dialéticas entre sujeitos e objeto, entre conhecimento e ação, e a
teoria e a prática. Usaremos o método de pesquisa participante para evidenciar as
experiências, práticas e processos na prática, assim como o trabalho conjunto e o
aprimoramento contínuo docente. O público-alvo escolhido para participar desse
momento formativo são os professores militares das respectivas disciplinas de Artes,
História e Química do ICPM/ERJ, localizado no Estado do Rio Janeiro, Município
de Niterói. Após as interações realizadas com os docentes, foi desenvolvida uma
proposta de formação continuada em serviço para eles, com quatro oficinas mediadas
por roteiros de aprendizagem focados em quatro eixos temáticos (Metodologia ativas,
Técnicas de ensino e didática, Microbiologia1 e Tecnologia da informação e
comunicação para educação-TDIC), que originou, como produto educacional, um ebook de oficinais pedagógicas baseados em roteiro de aprendizagem. Concluiu-se
que a formação continuada em serviço atende às necessidades dos professores de
forma mais efetiva por ser elaborada e desenvolvida dentro da escola, e construída
pela ótica dos professores que vivenciam a realidade educacional tornando o
aprimoramento contínuo mais significativo.