dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência didática que parte de Receitas Afetivas. A pesquisa descreve as observações, discussões e os resultados de atividades realizadas em uma escola municipal de Belford Roxo (RJ), em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental da EJA, composta por 19 alunos, entre 18 e 69 anos de idade. No que se refere à proposta metodológica esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa participante devido ao caráter de interação entre professor e alunos, com a observação participante em uma perspectiva de metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo com anotações descritivas e reflexivas e roda de conversa, que ocorreram dentro do segundo bimestre do ano letivo de 2022, durante a aplicação da sequência didática. A pesquisa propiciou a reflexão sobre a valorização dos saberes prévios dos alunos da EJA, associados aos saberes curriculares formais, na promoção de uma maior interação e participação na construção de conhecimentos. Nesse sentido, a utilização das Receitas Afetivas trazidas pelos alunos, com o intuito de estabelecer elos entre conhecimentos prévios e novos aprendizados advindos de pesquisas que perpassam por questões afetivas, interdisciplinares e de inclusão digital, tornou o aprendizado algo mais ativo e crítico. Os resultados foram analisados segundo a Análise de Conteúdos de Bardin (2011), buscando trazer contribuições para o cotidiano da EJA. A sequência didática ao utilizar a ABP propiciou ao aluno uma participação ativa, com
mudança de postura durante as atividades, aumento da autoestima, fortalecimento de vínculos tanto entre os alunos quanto entre alunos e professora. Desta forma, foram criados dois artefatos, sendo um deles o livro “Sabores e Saberes da EJA”, o qual contempla as receitas, histórias e as pesquisas realizadas, e um mural digital formatado com opiniões dos participantes sobre o projeto e a EJA. Ao final do projeto,
foi observado que os alunos compreenderam que as ciências naturais e demais áreas do conhecimento podem ser vistas em uma Receita Afetiva favorecendo a alfabetização científica, a pesquisa e a inclusão digital. | pt_BR |