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dc.date.accessioned2024-04-04T13:52:59Z
dc.date.available2024-04-04T13:52:59Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationHENRIQUE JÚNIOR, S. S. Implantação de um Centro de Ciências no Município de Belford Roxo para a Promoção da Educação Científica na Comunidade Escolar. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/728
dc.description.abstractOs museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder a seguinte pergunta: Como contribuir para aproximar a comunidade escolar dos Museus de Ciências de modo a promover a democratização ao acesso a museus e espaços de ciências em comunidades de baixa renda, a partir de uma construção coletiva? Desse modo, o objetivo geral foi implantar um Centro de Ciências dentro de um Colégio da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro localizado em Belford Roxo a partir da participação da comunidade escolar. Para tanto, contamos com o envolvimento da comunidade escolar em todo o processo de implantação e proposição de temas para as exposições científicas, com vistas ao resgate da relação escola-comunidade perdida ao longo dos anos com a desvalorização da educação pública e o baixo interesse por parte da população em geral na visitação aos espaços destinados a divulgação científica. Do ponto de vista metodológico, pesquisa é de caráter qualitativo com a aplicação de questionários on-line e realização de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, para análise de dados será utilizada a técnica da tematização. Os resultados obtidos mostraram o compromisso dos envolvidos com o processo de implantação e desenvolvimento das atividades, principalmente dos alunos mediadores. Percebemos, assim, a promoção do sentimento de pertencimento e, com isso, o aumento do engajamento nas atividades do Centro de Ciências que, por consequência, aproximou a comunidade escolar das discussões acerca da Ciência. Os produtos educacionais, frutos desta discussão, são o Centro de Ciências e um guia prático desenvolvido em conjunto com os mediadores e docentes do Centro de Ciências e a validação destes produtos teve a participação de especialistas nos temas abordados. Para tanto a pesquisa mostrou que participação da comunidade escolar é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente educativo acolhedor e adequado, e que a democratização do acesso a espaços de Ciência é crucial para a formação de uma sociedade mais crítica e consciente. Por fim, tem-se como perspectiva fomentar a prática cientifica, através da atuação do Centro de Ciências, buscando sua consolidação, como ferramenta de inclusão nesta comunidade, gerando um processo de retroalimentação, desta maneira, todos os envolvidos são recompensados. Assim sendo, a Ciência pode ser difundida e interiorizada cada vez mais, no sentido de diminuir a questão principal relacionada ao acesso e distribuição irregular destes espaços.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleImplantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolarpt_BR
dc.contributor.authorHenrique Júnior, Sergio de Souza
dc.typeTesept_BR


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