dc.description.sponsorship | Caro(a) leitor(a), esta obra é parte integrante da pesquisa de doutoramento em Ensino de Ciências intitulada “DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS DE AMPLA MAGNITUDE NO SUDESTE
BRASILEIRO (2011a 2021): Educação Ambiental Crítica aplicada no curso Técnico em Segurança do Trabalho”, inserida no Doutorado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sob a orientação do Professor Doutor Alexandre Maia
do Bomfim.
Este livro é o Produto Educacional, fruto da pesquisa que tem como objetivo propor sequência didática a partir do estudo dos desastres considerados por nós como socioambientais, que atingiram o sudeste brasileiro nesse recorte de 11 anos, e, que foram causados pela exploração dos recursos naturais do
planeta. As sequencias didáticas contidas aqui, foram elaboradas para se trabalhar com a abordagem crítica da Educação Ambiental, tanto no ambiente de aprendizagem físico como no virtual.
O foco está nos docentes que desejam e atuam dentro do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), ou em áreas afins, sobre múltiplos olhares, formam estudantes para o mundo do trabalho. No entanto, a partir de ajustes adequados, os docentes de outras áreas podem utilizá-lo em outros
segmentos sem maiores dificuldades. A intenção das atividades, é contribuir com o docente, a desenvolver o senso crítico durante suas aulas, a partir da Educação Ambiental. Além de fomentar instrumentos para investigação do contexto em que desenrolaram os desastres. De modo que, a prática seja um instrumento que cumpra seu papel de transformação na vida do discente. O livro se encontra dividido em cinco partes. Na primeira, apresentamos o percurso dos desastres e os parâmetros norteadores para as atividades. Os desastres foram escolhidos por serem causados pela ação humana no planeta, sendo assim considerados por nós como desastres socioambientais, além da sua ampla magnitude e consequências devastadoras, como foi o caso das (i) chuvas na Região Serrana de 2011; (ii) o rompimento na barragem do Fundão em Mariana em 2015; (iii) O rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho; e (iv) A pandemia do Coronavírus em 2020. Na segunda parte, apresentamos os recursos para a elaboração das sequências didáticas com o foco tanto ambiente virtual como retornados à sala de aula presencial. Na terceira e quarta parte, apresentamos as sequências didáticas remotas na pandemia e nas atividades presenciais, respectivamente. Na quinta parte, segue o livro de fotos dos desastres recortados pela pesquisa, com reflexões para o leitor(a). São fotos de artigos, livros e canais midiáticos responsáveis pela divulgação das notícias. Esperamos que este material possa contribuir especialmente na prática docente, que possa cooperar no crescimento de diferentes leitores interessados em Educação Profissional e Educação Ambiental, principalmente a que se propõe crítica, e que vá além do pragmatismo. | pt_BR |