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dc.contributor.advisorLima, Maria Celiana Pinheiro
dc.date.accessioned2024-03-01T14:26:21Z
dc.date.available2024-03-01T14:26:21Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPEREIRA, Flávia de Almeida. Produção e aplicação de material didático para alunos com deficiênica visual. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/696
dc.description.abstractNos últimos anos, pesquisadores da área de Educação vêm desenvolvendo novas metodologias de ensino para permitir uma Educação Inclusiva a alunos que possuem quaisquer tipos de deficiência. Quando trabalhada pelo professor de forma adequada, no ambiente escolar, os alunos não podem serem vistos de forma homogênea, como se todos estivessem no mesmo nível de aprendizagem. Sendo assim, a escola que não vê o aluno com suas individualidades passa a ser excludente. E, nesse processo, a adaptação das metodologias e materiais didáticos são importantes, além de fornecer suporte e condições para que os alunos desenvolvam o conhecimento. A deficiência não deve ser encarada como incapacidade e sim uma limitação que não prejudica o ensino-aprendizagem do aluno. A Química é considerada uma ciência natural que possui certa complexidade, pois seu estudo visa a compreensão da matéria, suas propriedades, transformações e muitas das vezes utilizando-se modelos científicos. Devido a sua complexidade de fórmulas, reações e modelos, que são teorias mais aceitas que explicam algo muito pequeno como por exemplo o átomo e suas subpartículas, que não são visíveis a olho nu, logo é necessário a utilização de estratégias como a criação de materiais didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Esses podem ser lúdicos e/ou interativos que desperta o interesse do discente e o aproxima do conhecimento da disciplina/conteúdo. Neste contexto, produziu-se materiais didáticos para alunos com deficiência visual, especificamente para o ensino de Química. O foco deste material é o primeiro ano do ensino médio. A fim de promover o processo de ensino-apredizagem sobre átomos, raio atômico, substâncias puras (simples e composta), misturas (homogênea e heterogênea), para deficientes visuais permitindo que, quando aplicados em salas de aula, alunos com ou sem deficiência possam interagir entre si, promovendo assim a Educação Inclusiva.pt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Químicapt_BR
dc.subjectQuímica - Pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleProdução e aplicação de material didático para alunos com deficiênica visualpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Flávia de Almeida
dc.typeTCCpt_BR


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