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Produção e aplicação de material didático para alunos com deficiênica visual

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Flavia de Almeida Pereira_TCC (1.295Mb)
Date
2021
Author
Pereira, Flávia de Almeida
Metadata
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Abstract
Nos últimos anos, pesquisadores da área de Educação vêm desenvolvendo novas metodologias de ensino para permitir uma Educação Inclusiva a alunos que possuem quaisquer tipos de deficiência. Quando trabalhada pelo professor de forma adequada, no ambiente escolar, os alunos não podem serem vistos de forma homogênea, como se todos estivessem no mesmo nível de aprendizagem. Sendo assim, a escola que não vê o aluno com suas individualidades passa a ser excludente. E, nesse processo, a adaptação das metodologias e materiais didáticos são importantes, além de fornecer suporte e condições para que os alunos desenvolvam o conhecimento. A deficiência não deve ser encarada como incapacidade e sim uma limitação que não prejudica o ensino-aprendizagem do aluno. A Química é considerada uma ciência natural que possui certa complexidade, pois seu estudo visa a compreensão da matéria, suas propriedades, transformações e muitas das vezes utilizando-se modelos científicos. Devido a sua complexidade de fórmulas, reações e modelos, que são teorias mais aceitas que explicam algo muito pequeno como por exemplo o átomo e suas subpartículas, que não são visíveis a olho nu, logo é necessário a utilização de estratégias como a criação de materiais didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Esses podem ser lúdicos e/ou interativos que desperta o interesse do discente e o aproxima do conhecimento da disciplina/conteúdo. Neste contexto, produziu-se materiais didáticos para alunos com deficiência visual, especificamente para o ensino de Química. O foco deste material é o primeiro ano do ensino médio. A fim de promover o processo de ensino-apredizagem sobre átomos, raio atômico, substâncias puras (simples e composta), misturas (homogênea e heterogênea), para deficientes visuais permitindo que, quando aplicados em salas de aula, alunos com ou sem deficiência possam interagir entre si, promovendo assim a Educação Inclusiva.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/696
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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